Continuando com nossa série de publicações com as dúvidas mais frequentes sobre o solar fotovoltaico, hoje vamos responder mais algumas questões que ficaram sem resposta nas duas últimas publicações.
Esta é a terceira publicação deste tipo. Se quiser ver as primeiras, acesse:
Assim como em toda publicação aqui do blog da GREENVOLT, se ao final do texto você ainda tiver alguma dúvida, fale conosco! Nosso time está sempre a postos para sanar qualquer tipo de dúvida que você possa vir a ter.
Dúvidas mais frequentes
O que são créditos energéticos?
Créditos energéticos são unidades de medida usadas para determinar quanto de energia você produziu e enviou para a CEMIG.
Eles podem ser consumidos em qualquer conta de sua propriedade (sob o mesmo CPF ou CNPJ) e possuem validade de 60 meses contando a partir do mês em que foi produzido.
Não é possível transferir créditos energéticos para contas de outras titularidades.
Como funciona a venda da energia produzida para a CEMIG?
De fato, a venda em si não ocorre. O que acontece é que a energia excedente é enviada para a CEMIG gerando os chamados créditos energéticos.
A energia gerada e não utilizada gera esses créditos que podem ser consumidos em até 60 meses depois de sua produção. Caso você não tenha previsão de consumir esses créditos, o que acontece bastante com sistemas que produzem mais energia do que o local precisa, você poderá consumi-los com outras contas que estejam cadastradas sob o mesmo número de CPF ou CNPJ.
Se a instalação do seu solar fotovoltaico estiver gerando créditos mensalmente, é possível transferir esses créditos e usá-los na sua residência, por exemplo, enquanto você não tiver o solar em sua residência para evitar o consumo alto.
Em alguns países já é possível vender a energia para a concessionária, mas aqui no Brasil ainda não é possível.
É totalmente legal conectar meu solar à rede da CEMIG?
Absolutamente! De acordo com a Resolução Normativa nº 482, de 17 de Abril de 2012, é preciso seguir todo um protocolo para conseguir a aprovação do projeto utilizando equipamentos homologados pelo INMETRO e ao final seu sistema pode ser ligado à rede da CEMIG sem problemas.
Para passar por todo este trâmite, é imprescindível contar com uma empresa especializada em energia fotovoltaica pois existem várias exigências que devem ser cumpridas e a falta de experiência certamente retarda o caminhar do processo e gera retrabalho.
O solar fotovoltaico impede a queda da energia em dias de chuvas?
Infelizmente não. Quando você faz a conexão do seu sistema fotovoltaico à rede da CEMIG, você aceita que o sistema se desligará sempre que não houver fornecimento de energia.
Isso é importante pois, ao inserir eletricidade na rede da CEMIG, você estaria colocando em risco a integridade de trabalhadores que por ventura podem estar trabalhando em alguma manutenção corretiva ou mesmo em alguma ação preventiva programada.
Qualquer sistema solar fotovoltaico, por determinação da própria CEMIG, em momentos de queda de energia deve ser desligado de forma automática!
Preciso adaptar alguma coisa em minha casa ou empresa para receber o solar fotovoltaico?
Não. Se a sua instalação elétrica estiver em boas condições nada precisará ser adaptado.
É possível usar a própria fiação existente no local para captar a energia elétrica proveniente dos módulos fotovoltaicos e transportá-la até o inversor e dali fazer com que ela siga seu caminho.
Depois de pronta a instalação do solar, a CEMIG só precisa retirar o seu medidor tradicional e colocar um medidor bidirecional no lugar para que ele consiga identificar não só a energia que você consumiu mas também a energia que você inseriu na rede.
O que é melhor? Solar para aquecer a água do banho ou para ligar o chuveiro?
São dois equipamentos diferentes. Um é feito para economizar energia e o outro é feito para economizar dinheiro.
Em outras palavras, o aquecedor solar de banho é útil para economizar energia elétrica. Com ele, sua casa pode ter um sistema fotovoltaico menor.
Já o solar fotovoltaico é útil para te permitir consumir quanta energia você quiser, afinal, se o sistema for robusto e fornecer mais energia que você consome, não fará diferença ter ou não ter ar condicionado, chuveiro elétrico, forno elétrico, etc.
Todos esses equipamentos podem ser alimentados com a energia produzida pelo solar fotovoltaico.
Dúvidas com relação ao solar fotovoltaico?
Essas são as últimas perguntas que respondemos quase todos os dias para diversas pessoas.
Nessa série de publicações respondemos várias delas e vamos deixar a lista aqui embaixo para você que não leu as outras publicações, ok?
Se a sua pergunta ainda não foi respondida, fale conosco pelo telefone ou pelo email. Nossa equipe está sempre pronta para sanar suas dúvidas e te mostrar “por A + B” que produzir energia para consumir é mais vantajoso do que comprar da CEMIG.
Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no Instagram, Youtube ou Linkedin.
Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245