Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes
02 out 2019

Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #26 min de leitura

Hoje vamos prosseguir a reunião das dúvidas mais frequentes que respondemos acerca da energia solar fotovoltaica.

Com o intuito de ajudar o povo a entender do que se trata e por que é tão vantajoso contar com uma micro usina de geração de energia, vamos seguir com a lista de questões mais recorrentes com relação ao solar fotovoltaico.

Esta é a segunda publicação deste tipo. Se quiser ver a primeira, acesse:

Como sempre, se ao final do texto você ainda permanecer com alguma dúvida não respondida, fale conosco! Nosso pessoal está à disposição para esclarecer qualquer tipo de pergunta com relação à geração de energia elétrica, ok?

Dúvidas mais frequentes

dimensionamento do solar fotovoltaico 300x212 - Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #2O que é preciso para fazer o dimensionamento do sistema de energia fotovoltaica?

Para saber quantos módulos solares você vai precisar, qual o inversor ideal e todo o resto do dimensionamento do sistema de produção de energia elétrica, precisamos saber o seguinte:

  1. Qual o consumo mensal em KWh;
  2. A tensão elétrica da instalação (se a voltagem é 110V, 220V, etc.);
  3. Se o sistema é monofásico ou se ele é trifásico;
  4. O local exato da instalação.

Com essas informações já conseguimos traçar um esboço do que seria necessário para instalar um sistema de geração de energia no local sabendo quanto ele geraria e quanto economizaria por mês para o proprietário.

Quais são os componentes básicos de um sistema de energia fotovoltaica?

Já falamos sobre todos eles em publicações específicas e vamos colocar o link aqui para facilitar. Para produzir eletricidade a partir dos raios solares e utilizar essa energia elétrica produzida, são necessários os seguintes componentes:

  1. Módulos fotovoltaicos, que tem como principal função a captação da luz solar e a geração de energia elétrica a partir do efeito fotovoltaico.
  2. Inversor fotovoltaico, que trabalha com corrente contínua e corrente alternada. O inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada e também faz a sincronização do sistema com a rede da CEMIG.
  3. Medidor bidirecional, que tem como objetivo a contabilização da energia que você produz e a contabilização da energia que você consome. Somente com ele é possível vender a energia que você produz para a CEMIG, afinal, é ele quem conta quantos Watts você gasta e quantos Watts você produz.

Além destes três itens basilares, obviamente se faz necessário um conjunto de itens para a instalação do sistema: cabos, estruturas de fixação para os módulos, proteções elétricas, etc.

modulo fotovoltaico 300x139 - Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #2Qual o número ideal de módulos fotovoltaicos para minha casa?

O dimensionamento de um sistema de geração distribuída é feito baseando-se na localização do imóvel e na rotina de consumo de energia da residência. Podemos dizer que esta quantidade varia de acordo com seu consumo mensal de eletricidade.

Se quiser uma estimativa “bem por alto”, pode-se dividir o consumo da sua conta de energia por 35 e terá um número aproximado de módulos a serem instalados.

Contudo, é preciso dizer que cada caso é um caso. Muitas vezes um local consome mais energia do que a média e esse número pode aumentar. Da mesma forma, se o local consumir pouca energia, ou tiver uma disponibilidade de radiação mais intensa, a quantidade de módulos fotovoltaicos pode diminuir.

Essa estimativa inicial baseia-se na ideia de que uma placa de 260 WP gera em torno de 35kwh por mês. Então, se seu consumo gira em torno de 650kwh mensais, dividindo esse valor por 35 você teria algo em torno de 19 módulos fotovoltaicos a serem instalados para suprir seu consumo de energia.

Locais que consomem menor energia, como é o caso da média residencial em Betim, que deve girar em torno de 250kwh mensais, podem precisar de menos de 9 módulos.

Para saber com precisão quantas placas solares você precisará, solicite uma cotação rápida.

Quanto tempo dura um sistema fotovoltaico? Qual a vida útil do solar?

O tempo de uso de um sistema fotovoltaico é muito perguntado e a resposta pode ser frustrante para alguns. Não que ele dure pouco, mas é que não é algo totalmente definido.

Um sistema de geração de energia fotovoltaica tem uma vida útil de cerca de 30 anos.

A maior parte dos módulos fotovoltaicos mantém pelo menos 80% da sua eficiência nos primeiros 25 anos de funcionamento.

Quanto aos inversores fotovoltaicos, temos uma garantia de fábrica de 5 anos sendo que sua vida útil gira em torno de 15 anos.

Muita gente espera que o solar, assim como um computador, ou um pneu para carros, tenha uma durabilidade única e bem determinada. Por isso, infelizmente acabamos frustrando suas expectativas já que o sistema funciona por muito tempo mas cada componente apresenta uma durabilidade específica.

preco da energia eletrica 300x200 - Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #2Qual o preço de um sistema fotovoltaico?

Como já dissemos em outras publicações, o valor do investimento necessário para instalar uma micro usina de geração de energia elétrica pode variar enormemente.

O principal fator determinante do custo do solar fotovoltaico é o consumo mensal de energia do local.

Para fazer os cálculos, basicamente é preciso saber qual quantidade de energia necessária e as características do local da instalação.

É válido dizer que quanto maior for o sistema a ser instalado, menor será seu custo por kWp (kilo-Watt-pico). Em outras palavras, sistemas que produzem mais energia são mais baratos do que sistemas menores, afinal, o custo da mão de obra escala pouco e valor dos equipamentos pode ser reduzido quando comprados em quantidade maior.

Existem algum incentivos ou alguma linhas de crédito para energia fotovoltaica?

O financiamento do sistema é uma outra questão que nos perguntam bastante. A resposta é positiva… Sim, existem incentivos e eles mudam com frequência.

Na data em que escrevemos essa publicação, podemos listar alguns principais: Construcard, Producard, Santander Sustentabilidade e o próprio BNDES são soluções para quem quer investir na produção da sua própria energia elétrica sem ter que descapitalizar de forma intensa.

Em breve escreveremos uma publicação específica sobre esses incentivos e você poderá constatar que, mais do que nunca, reduzir a conta de energia nunca foi tão fácil.

area para instalacao do solar fotovoltaico 1 300x189 - Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #2Qual a área necessária para a instalação de um sistema fotovoltaico?

As dimensões do local da instalação dos módulos fotovoltaicos pode variar de acordo com o tamanho dos módulos, suas características e também da forma como eles serão montados.

A título de referência, podemos dizer que um sistema de 1 KWp precisa de algo em torno de 7 metros quadrados de telhado para funcionar corretamente.

Dúvidas com relação ao solar fotovoltaico?

Essas são outras sete dúvidas recorrentes acerca dos sistemas fotovoltaicos, sua instalação e utilização.

Logo Green Volt 240 - Solar fotovoltaico – Dúvidas Frequentes #2

Ao todo, apenas nessa série de publicações, já respondemos 14 dúvidas que nos fazem aqui pessoalmente com bastante frequência. Se quiser ver as sete primeiras, acesse:

Se a sua pergunta ainda não foi respondida, você sempre pode falar conosco através do telefone – (31) 3032-2816 – ou mesmo através do email.

Se preferir, dê uma passada por aqui e conheça o sistema que temos aqui funcionando. Com ele é possível conhecer cada parte do solar fotovoltaico e vê-lo funcionando na prática.

Estamos na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, ok?

Aguardamos sua visita. Até breve!