Usina solar em galpões e armazéns: um novo investimento

Usina solar em galpões e armazéns. Energia solar em galpões e armazéns.

Usina Solar em galpões e armazéns.

Nos últimos anos as usinas solares se tornaram um dos investimentos mais promissores e seguros principalmente pela:

  • Alta rentabilidade: projetos podem apresentar um rendimento de até 18% ao ano 
  • Alto Retorno sobre o investimento (ROI)
  • Payback: o tempo para que o projeto retorne o investimento pode ser de 4 a 6 anos dependendo das condições praticadas na execução da usina.
  • Vida útil: projetos fotovoltaicos possuem um tempo de vida útil acima dos 30 anos. 

 

Falando aqui das Usinas de Solos tradicionais, nem sempre o investidor possuía um espaço considerável disponível para instalação dos módulos. Em outras situações  o terreno pertencia a zonas rurais distantes o que pode dificultava a disponibilidade da rede para esse tipo de projeto.

Sendo assim, para contornar essa limitação das áreas disponíveis e da proximidade dos centros urbanos, donos de Galpões e Armazéns estão aproveitando os seus telhados para investir na energia Solar.
 

O potencial da usina solar em galpões e armazéns

Você pode até pensar que a quantidade desses imóveis disponíveis para a implementação desse tipo de projeto é pequena, mas não se engane. 

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) fez um levantamento e estimou que, se a metade da área dos telhados de todos os galpões e armazéns industriais do país fossem aproveitadas para gerar energia, a potência instalada seria de cerca de 1 GW.

Todavia, sabemos que muitos desses galpões são alugados, mas isso não não dificulta ou torna esse investimento pouco atrativo. Então vamos mostrar aqui 3 modelos de comercialização e uso dessa energia:

Imóvel para uso próprio

Quando o proprietário utiliza o espaço por conta própria: esse é o melhor cenário, pois, com a geração de energia, os galpões e armazéns tornam-se mais independentes energeticamente e diminuem os riscos ocasionados pelo aumento de bandeiras tarifárias.

 

✅ Imóvel alugado 

Como eu falei, muitos desses espaços são alugados e o próprio inquilino do imóvel pode fazer o uso dessa energia. 

Sendo assim, essa é uma opção muito atrativa para o proprietário pois a fonte consumidora está no próprio local da instalação, diminuindo a necessidade de envio de créditos para a rede.

 

✅ Imóvel alugado e os consórcios ou comercializadoras de energia

Não menos lucrativa que a opção anterior, hoje é possível negociar os créditos de energia produzidos com empresas responsáveis por captar clientes para a compra dessa energia a troco de uma pequena porcentagem pela prestação do serviço.

Independentemente do modelo de locação escolhido, essa abordagem se mostra altamente rentável e está ganhando popularidade, pois o que ocorre é o aproveitamento da infraestrutura já existente e a proximidade com os centros de consumo.

Usina solar em galpões e armazéns representam uma nova oportunidade de investimento no mercado de energia solar, com benefícios tanto para os investidores, seja proprietário ou locatário, quanto para o meio ambiente local. 

E para saber mais sobre o Retorno desse Investimento, Payback, rentabilidade, nós disponibilizamos uma equipe para te assessorar nesse caminho.

Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no InstagramYoutube ou Linkedin.

Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245 

Compartilhar

Posts relacionados