Tecnologias de aproveitamento da energia solar
01 abr 2021

Tecnologias de aproveitamento da luz solar4 min de leitura

A energia solar é a nossa fonte mais preciosa de vida. Muitos vão dizer que a água é mais importante, porém, se não fosse o sol, nosso planeta não teria uma gota de água sequer! É uma energia tão imprescindível quanto o ar que respiramos!

As diferentes formas de utilizar a energia solar demonstram seu papel essencial em nossas vidas e hoje vamos falar sobre algumas delas.

a energia solar 300x200 - Tecnologias de aproveitamento da luz solarA energia solar

Como está presente no dia a dia de todos, não se faz necessário explicar. De todo modo, apenas para “cumprir tabela”, vmaos ao conceito de energia solar:

Energia solar é uma energia renovável, alternativa e, portanto, sustentável obtida através da luz do sol e pode ser usada de diferentes formas: sistemas para aquecer água (usando sua energia térmica) e para geração de energia elétrica (usando o efeito fotovoltaico).

Dito isso, vamos mergulhar no tema e entender essas diferentes maneiras de tirar proveito da luz do sol: a energia térmica e a geração de eletricidade.

A utilização da energia solar

A energia solar é obtida da luz do sol através de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa. Cada sistema utiliza a energia captada de uma forma.

Aquecedor solar térmico

aquecedor solar para banho 300x209 - Tecnologias de aproveitamento da luz solarO aquecedor solar térmico captura a energia solar utilizando placas específicas de acordo com o tipo de aquecedor. É comum vermos placas tradicionais, feitas com aletas de cobre, mas também existem placas feitas com tubos isolados a vácuo e até mesmo placas específicas para aquecer água de piscinas.

Para saber mais, veja os diferentes tipos de placas no site da nossa parceira WGSOL:

Falando superficialmente, esse tipo de sistema funciona como se fosse uma mangueira exposta ao sol: é um material bom em reter calor que fica exposto durante o dia e, ao ser aquecido, transfere sua energia térmica diretamente para água que circula em seu interior.

Energia heliotérmica

Também conhecida como energia termossolar ou ainda como energia solar concentrada, a energia heliotérmica é utilizada para geração indireta de energia e pode contar com diferentes tipos de coletores.

Indireta porque esse tipo de sistema faz a captação do calor do sol e armazena em um determinado material para depois transformá-lo em energia solar mecânica e, finalmente, em eletricidade utilizável.

Vamos separar uma outra publicação para falar desse tipo de energia solar com profundidade, ok?

Energia fotovoltaica

solar fotovoltaico on grid 300x169 - Tecnologias de aproveitamento da luz solarA energia fotovoltaica é a queridinha de reles mortais como nós, afinal de contas, ao contrário da energia termossolar, não é necessário ter grandes áreas para conseguir gerar eletricidade para empresas, casas ou indústrias.

Esse tipo de energia é convertida diretamente em energia elétrica e pode reduzir a conta de luz do local em quase 100%. Sistemas fotovoltaicos isolados conseguem eliminar totalmente a necessidade de conexão com a rede da CEMIG eliminando de vez a conta de luz!

Prós e contras da Energia Solar

Vejamos um pouco das vantagens e desvantagens da energia solar…

Vantagens

  • É um tipo de energia renovável pois não consome nada além da luz do sol;
  • É uma energia limpa, mais até que a hidrelétrica;
  • É barata, haja vista que ninguém paga para tomar sol;
  • Não demanda petróleo para sua geração ou utilização;
  • Quanto melhor ela fica, e mais avançamos com nossas tecnologias, mais barata ela tende a ficar;
  • Usinas solares de energia heliotérmica podem armazenar a energia não utilizada para um momento posterior de necessidade;
  • A bateria solar também permite armazenar energia para consumo posterior;
  • Podemos instalar estes sistemas fotovoltaicos em qualquer localização do planeta, independente da presença da rede pública de energia elétrica;
  • São sistemas que praticamente não demanda manutenção.

Desvantagens

  • Apesar da queda enorme e constante dos preços, os sistemas de aproveitamento da energia solar ainda têm os custos relativamente elevados;
  • São tecnologias ainda pouco utilizadas no mundo, quando comparadas com combustíveis fósseis, por exemplo;
  • São melhores em locais com boa insolação e podem deixar a desejar, ou demandar instalações maiores em locais com pouca disponibilidade de sol;
  • Falta de investimento e concorrência no mercado de engenharia elétrica para proporcionar mais investimentos no setor.

Dúvidas quanto às tecnologias de aproveitamento da energia solar?

Logo Green Volt 240 - Tecnologias de aproveitamento da luz solar

Em resumo são três principais:

  1. Aquecedor solar térmico;
  2. Energia termossolar;
  3. Energia fotovoltaica.

Cada uma delas tem um diferente propósito, uma maneira específica para instalar e obviamente componentes distintos.

Se você tem alguma dúvida com relação a este universo da energia solar, fale conosco!

A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências, vive disso e se dedica inteiramente a esse universo. Por isso você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será um prazer te receber. Estamos na Avenida das Américas, no número 872, aqui no centro de Betim, MG. Grande abraço e até a próxima!