Sistema on grid, grid tie ou conectado

Alugar o telhado do vizinho para instalar painéis fotovoltaicos

A geração distribuída é uma das maravilhas dessa nossa era. Essa maneira de produzir eletricidade conquistou os países desenvolvidos e está chegando no dito terceiro mundo como uma solução para muitos dos problemas energéticos estruturais que temos.

Com a produção “individual” de eletricidade, muitas dúvidas surgiram e algumas delas nós vamos responder com a publicação de hoje.

Você sabe o que é um solar fotovoltaico on grid?
Sabe como funciona um sistema fotovoltaico sem baterias?
Entende a diferença do solar grid tie para o solar off grid?

Se respondeu “não” para alguma dessas questões, ou se tem alguma outra pergunta sobre o sistema fotovoltaico conectado, fica por aqui que a GREENVOLT vai te mostrar, “tim-tim por tim-tim”, a definição de solar on grid e suas principais características.

On Grid

On grid, ou grid tie, no universo da energia fotovoltaica significa “conectado” ou “ligado à rede”.

Sistema fotovoltaico conectado

Solar fotovoltaico na empresaComo o próprio nome sugere, um sistema on grid é aquele que funciona conectado à rede da concessionária. Aqui em MG, por exemplo, quando estamos próximo à rede da CEMIG, o normal é instalar um sistema on grid.

Na prática, um solar conectado é aquele que permite que você venda seus créditos energéticos para a CEMIG e, quando precisar de mais energia do que estiver produzindo, pode consumir a eletricidade da CEMIG normalmente como se não tivesse um sistema fotovoltaico instalado.

Esse tipo de liberdade abre diversas possibilidades e reduz os custos de uma forma considerável, haja vista que, neste tipo de ligação você não precisa ter uma série de baterias fotovoltaicas disponíveis para armazenar o excesso de eletricidade produzido, basta vender para a CEMIG o que sobrar.

Com o solar conectado também é possível utilizar esse sistema de créditos energéticos para consumir energia da CEMIG em outros locais sem ter que pagar mais por isso. Na prática, é como se você pudesse gerar energia elétrica na sua fazenda e consumir a mesma quantidade de energia na sua casa na cidade (ou em algum local cujo titular seja você).

Como funciona o solar fotovoltaico on grid

O solar on grid é o mais comum atualmente e, talvez por isso, você já deve saber como ele funciona.

Solar on gridOs painéis fotovoltaicos são instalados no telhado ou em algum ponto de alta exposição solar.

Quando o sol atinge esses módulos, devido ao efeito fotovoltaico, acontece a produção de eletricidade e essa energia é direcionada para o inversor fotovoltaico que tem como função a conversão da corrente contínua em corrente alternada.

Depois de passar pelo inversor, a eletricidade é direcionada para o consumo nas tomadas e nos equipamentos elétricos da casa. Caso haja energia excedente, ela é direcionada para a rede da CEMIG que, através do medidor bidirecional, consegue identificar exatamente quanta energia você injetou na rede.

No final do mês, a conta chega pra você com a descrição dos valores que você gastou e já vem com o abatimento do valor dos créditos que você enviou para a CEMIG.

Esse tipo de sistema fotovoltaico não precisa utilizar baterias e, por isso, seu valor de aquisição é consideravelmente menor do que os outros tipos de sistema.

Dúvidas quanto ao solar grid tie?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

Grid tie, on grid, conectado, ou simplesmente normal. Qualquer um desses termos define um solar que pode gerar energia e também consumir a energia da CEMIG.

Se você tem alguma dúvida com relação aos sistemas on grid, fale conosco!

A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências, vive disso e se dedica inteiramente a esse universo.

Você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas com relação ao solar grid tie. Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será um prazer te receber.

Estamos na Avenida das Américas, no número 872, aqui no centro de Betim, MG.

 

Compartilhar

Posts relacionados

alt="módulos N-Type, super eficientes, bifacial, melhor desempenho, mais duráveis, menos degradáveis"

Módulos N-Type valem a pena?

Com a crescente necessidade de fontes de energia renovável, aprimorar a eficiência e o desempenho dos módulos solares tornou-se uma prioridade. Nesse contexto, os módulos N-Type TopCon surgiram como uma solução promissora.

Leia mais »