Bateria Solar
01 jan 2021

Sistema off grid ou desconectado4 min de leitura

No mês passado falamos acerca dos sistemas conectados à rede pública de eletricidade, chamados de sistemas on grid, e hoje vamos explicar como funciona uma outra possibilidade de instalação: o solar off grid.

Também conhecido como sistema desconectado ou isolado, o fotovoltaico off grid é conhecido por algumas vantagens nítidas, mas também por alguns pontos negativos que não podem ser ignorados.

Você sabe o que é um solar fotovoltaico off grid?
Sabe como funciona um sistema fotovoltaico com baterias?
Entende a diferença do solar conectado para o solar isolado?
Quais as vantagens e desvantagens desse solar desconectado?

Se não sabe bem a resposta para alguma dessas questões, ou se tem alguma outra pergunta sobre o sistema fotovoltaico off grid, fica com a gente que vamos te mostrar a definição de solar off grid e suas principais particularidades, ok?

Off Grid

Off grid, no universo da energia fotovoltaica significa “desconectado da rede”, “isolado”.

Sistema fotovoltaico desconectado

solar fotovoltaico na empresa 300x169 - Sistema off grid ou desconectadoComo o próprio nome sugere, um sistema off grid é aquele que funciona isolado da rede pública de energia. É uma instalação que não conta com o fornecimento da CEMIG em nenhum momento do dia, nem à noite, quando a maioria das instalações estão apenas consumindo eletricidade sem produzir.

O solar desconectado não permite que você se beneficie do sistema de créditos energéticos, ou seja, caso você produza mais energia do que consome, o excedente não poderá ser vendido para a CEMIG.

Além dessa desvantagem, para instalar um sistema fotovoltaico isolado em sua empresa ou residência, o custo final acaba sendo maior do que aquele de uma instalação grid tie pois você vai precisar de uma série de baterias (comumente chamadas de baterias fotovoltaicas) para armazenar a eletricidade que consumirá no período noturno ou em outros períodos cuja produção seja menor do que o consumo energético.

Se por um lado o custo é maior e não se pode participar do sistema de créditos da CEMIG, por outro, você fica absolutamente independente da rede elétrica. Tanto independente que não recebe nem conta de energia!

Isso mesmo!

A explicação é simples! Se você não está conectado à rede da CEMIG, não há motivo para te cobrar por algo.

Como funciona o solar fotovoltaico off grid

O solar off grid não é raro nos dias de hoje. Entretanto, ele é mais visto em aplicações específicas, como postes de iluminação ou telecomunicações. Também pode ser encontrado em locais remotos, onde a energia da CEMIG não chega.

Ao contrário do solar conectado, o sistema isolado conta com baterias para armazenar a produção e fica perfeitamente independente da CEMIG, conforme mostramos no esquema a seguir:

solar off grid - Sistema off grid ou desconectadoOs painéis fotovoltaicos são instalados no telhado ou em algum ponto de alta exposição solar.

Quando o sol atinge esses módulos, devido ao efeito fotovoltaico, acontece a produção de eletricidade e essa energia é direcionada para a bateria solar (que pode ser apenas uma ou várias ligadas em conjunto) que deve armazenar essa eletricidade para que ela possa ser usada posteriormente.

As baterias funcionam como um “power bank” para sua casa.

Locais com instalações off grid não precisam do medidor bidirecional. Na realidade, sequer precisam de um medidor pois ficarão desconectadas da rede pública.

Esse é um ponto positivo desse tipo de ligação: no final do mês, ao contrário da maior parte dos usuários de eletricidade, a instalação isolada não recebe conta da CEMIG, ou seja, é um investimento único!

Dúvidas quanto ao solar off tie?

Logo Green Volt 240 - Sistema off grid ou desconectado

Off grid, desconectado ou isolado. Qualquer um desses termos define um solar que é instalado em um ponto totalmente independente da rede da CEMIG e do fornecimento público de energia.

Se você tem alguma dúvida com relação aos sistemas off grid, fale conosco!

A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências. Você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas com relação ao solar off grid. Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, estamos sempre disponíveis na Avenida das Américas, no número 872, Centro de Betim.

Grande abraço e até a próxima!