Quantas placas fotovoltaicas eu preciso?
01 mar 2020

Quantas placas fotovoltaicas eu preciso? Veja aqui!5 min de leitura

calcular quantas placas fotovoltaicas eu preciso 244x300 - Quantas placas fotovoltaicas eu preciso? Veja aqui!Muita gente chega até nosso site depois de buscar no Google essa questão…

Quantas placas fotovoltaicas eu preciso?

Para resumir, e responder através das médias nacionais, a quantidade de placas solares que você precisa é a seguinte:

7 se você mora na região Sul ou 8 se você mora em qualquer outro ponto do país.

Você provavelmente vai se perguntar de onde nós tiramos esses números de painéis fotovoltaicos que qualquer pessoa precisa…

Por isso, se a sua necessidade não é apenas a resposta, sucinta e objetiva, mas quer entender como descobrir a quantidade exata de placas fotovoltaicas você precisa, a GREENVOLT vai te explicar tudo nesta publicação.

Vamos lá?

Quantos painéis solares preciso?

Como dissemos, de uma forma resumida, a resposta pode ser simples como a tabela a seguir:

Localização Número de Placas Fotovoltaicas
Região Sul 7
Região Centro-Oeste 8
Região Sudeste 8
Região Norte 8
Região Nordeste 8

Mas, como dissemos, a resposta pode ser mais precisa e bem mais elaborada. Vamos entender?

A variação do número de painéis fotovoltaicos

quantidade de placas fotovoltaicas 300x185 - Quantas placas fotovoltaicas eu preciso? Veja aqui!Como o Brasil é um país com dimensões continentais, especialmente devido à sua extensão latitudinal, com território tanto acima da linha do equador quanto abaixo do trópico de capricórnio, a variação das condições climáticas é enorme.

Um dos atributos climáticos que mais influenciam a geração de energia com o solar fotovoltaico é a incidência solar. De uma maneira simplificada, e historicamente falando, ao longo do ano, a quantidade de dias ensolarados é maior em determinados locais e menor em outros.

Não é difícil entender que quanto maior a irradiação solar, mais forte será a energia produzida em decorrência do efeito fotovoltaico observado nos módulos fotovoltaicos, não é mesmo?

Essa diferença na “quantidade de sol” justifica a diferença na quantidade de painéis fotovoltaicos você precisa de acordo com o local onde você irá instalar o kit fotovoltaico.

Por que a quantidade de painéis fotovoltaicos varia?

A quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para atender suas demandas energéticas varia de acordo com os dados solarimétricos do Brasil.

Como você pode ver a seguir, de acordo com dados reunidos pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, o mapa a seguir evidencia a variação do tempo diário que o sol fica disponível em cada ponto do território nacional.

insolacao diaria no Brasil e1583297895323 - Quantas placas fotovoltaicas eu preciso? Veja aqui!

Observe que em determinadas regiões, podemos considerar que o sol aparece abundantemente apenas durante três horas por dia. São locais com muita chuva ou muitos dias nublados. Em contrapartida, determinados locais possuem mais de dez horas diárias de sol!

Obviamente essa diferença altera a quantidade de placas que você precisa ter para gerar energia suficiente para sustentar sua casa ou sua empresa.

Cálculos para saber seu número correto de placas fotovoltaicas

Em Minas Gerais, você conta com cerca de 5 horas diárias de sol realmente eficiente. Podemos considerar uma média de 4,79 horas de sol útil por dia.

Considerando uma perda de 20% para fatores como a sujeira do coletor, aquecimento dos módulos, etc. E considerando a utilização de módulos fotovoltaicos de 265 Watts, o cálculo para determinar quantos painéis fotovoltaicos você precisa seria o seguinte:

265 x 4,79 x (1 – 0,20) = 1,01 kWh/dia

1,01 x 30 = 30,3 kWh/mês

Fazendo uma regra de três simples podemos identificar exatamente quantos módulos deste, que gera 30,3kWh/mês são necessários para uma unidade consumidora, seja ela empresa ou residência.

Digamos que sua empresa consome cerca de 250 kWh/mês, o cálculo seria:

1 – 30,3 kWh/mês
x – 250 kWh/mês

x = 8,25 módulos fotovoltaicos

Caso sua empresa tem exatamente este consumo, este cálculo pode ser uma boa estimativa pra você. Entretanto, esses valores certamente irão variar de mês para mês e principalmente de cidade para cidade (até mesmo de bairro para bairro!).

Por isso, independente dessas médias por estado e por cidade, é imprescindível que você conte com uma empresa especializada em instalação de painéis fotovoltaicos para elaborar um projeto com o dimensionamento bem detalhado da quantidade de placas fotovoltaicas você precisará.

Esse dimensionamento leva em conta a quantidade de sol mas também o perfil de consumo, o local específico da casa e sua direção com relação ao sol, o valor da conta de luz, o tipo da unidade consumidora e vários outros itens.

Entendeu quantas placas fotovoltaicas você precisa?

Tentamos esclarecer, de forma simples e objetiva, quantas placas fotovoltaicas você precisa. Dessa forma, esperamos que tenhamos te ajudado neste sentido, muito embora sabemos que este tipo de assunto pode confundir muita gente que não é do ramo.

Se você ainda tem alguma dúvida, fale conosco! A GREENVOLT trabalha há anos neste mercado e está sempre pronta para lhe ajudar com o dimensionamento do seu sistema e com qualquer outra parte do processo de aquisição, instalação e manutenção do solar fotovoltaico.

Acreditamos verdadeiramente que a geração distribuída pode ser utilizada por todas as pessoas como forma de reduzir sua conta de luz e investir de forma inteligente para poder gastar menos por várias décadas.

Abaixo listamos algumas das publicações com as dúvidas mais frequentes sobre este tipo de tecnologia:

Logo Green Volt 240 - Quantas placas fotovoltaicas eu preciso? Veja aqui!

Caso sua pergunta ainda não foi respondida, fale conosco pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou pelo email. Nossa equipe está sempre pronta para sanar suas dúvidas e te mostrar “por A + B” que produzir energia para consumir é mais vantajoso do que comprar da CEMIG.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, é sempre um prazer pra nós! A GREENVOLT fica na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, em Minas Gerais.

Aguardamos sua visita aqui, ok? Grande abraço e até a próxima!