Quando o solar precisa de bateria?
01 out 2020

Quando o solar fotovoltaico precisa de bateria?4 min de leitura

O uso das baterias do solar fotovoltaico permanece um mistério. Depois de um programa exibido na televisão, em que um casal mantinha toda sua casa funcionando com a geração de eletricidade a partir de um solar fotovoltaico, recebemos várias perguntas sobre a aplicação de baterias nesse tipo de sistema.

Pensando nisso, hoje teremos uma breve conversa a respeito desses componentes: as baterias nos sistemas fotovoltaicos.

A bateria solar

bateria solar 258x300 - Quando o solar fotovoltaico precisa de bateria?O termo bateria solar começou a ser usado e acabou “pegando”. É uma expressão usada para designar as baterias desenvolvidas especificamente para sistemas fotovoltaicos.

Assim como criamos a expressão “solar fotovoltaico empresarial” para designar os sistemas fotovoltaicos instalados em empresas, a bateria solar cumpre a função de uma baterias especialmente desenvolvida para instalações fotovoltaicas.

Na prática, o solar fotovoltaico para empresas é a mesma coisa que o solar fotovoltaico residencial. O que houve é só uma distinção para falar com um público específico.

Quando a bateria solar é necessária?

O uso de baterias em um sistema fotovoltaico se faz necessário apenas quando o usuário não quer depender da concessionária de energia de dia nem de noite.

Sistema fotovoltaico Off Grid

solar off grid 300x144 - Quando o solar fotovoltaico precisa de bateria?A ideia é que, se em um sistema fotovoltaico convencional você utiliza a energia da CEMIG durante a noite porque não há energia sendo produzida nos seus módulos fotovoltaicos, com o uso de baterias você, ao invés de enviar o excedente da sua produção para CEMIG e ganhar créditos energéticos, você passa enviar esse excedente para um banco de baterias que fica disponível para o período noturno.

Esse tipo de sistema é a definição do que chamamos de Sistema Fotovoltaico Off Grid, ou desconectado da rede. Mais adiante falaremos especificamente dessa solução.

Dentre as principais vantagens do sistema off grid, podemos citar:

  • A absoluta liberdade energética;
  • Não se faz necessário instalar um medidor de consumo, muito menos um medidor bidirecional;
  • Eliminação completa da sua relação com a CEMIG, o que inclui a inexistência das contas de luz.

Dentre as principais desvantagens desse modelo off grid, podemos citar:

  • O custo é consideravelmente mais elevado;
  • Normalmente só são instalados em locais isolados onde a CEMIG realmente não chega. Nessas localidades não existem outras opções, o solar fotovoltaico só pode ser substituído por um gerador a diesel.

Sistema fotovoltaico Híbrido

solar hibrido 300x110 - Quando o solar fotovoltaico precisa de bateria?Uma outra possibilidade onde a bateria solar também pode ser empregada é no que chamamos de Sistema Fotovoltaico Híbrido.

Como você já deve deduzir, se em um solar off grid você está absolutamente desconectado e independente da CEMIG, em um solar fotovoltaico híbrido você permanece conectado a CEMIG, mas ainda assim consegue enviar a produção excedente para um banco de baterias que pode ser acionado a qualquer momento.

Esse tipo de sistema é excelente para regiões de grande instabilidade energética e para garantir que a energia elétrica nunca venha a faltar, afinal, se não houver sol e a CEMIG também não estiver enviando energia, por qualquer motivo que seja, você ainda assim consegue manter tudo funcionando com o uso da bateria solar.

Dentre as principais vantagens do sistema híbrido, podemos citar:

  • O preço é menor do que o solar off grid, afinal, você precisará de uma quantidade de baterias menor;
  • É possível utilizar a energia da bateria solar nos horários de pico da CEMIG, reduzindo ainda mais o valor da conta de luz;
  • Também é possível ter uma espécie de Nobreak que mantém tudo funcionando por várias horas em casos de problemas no fornecimento por parte da CEMIG, que apesar de raro, não é algo impossível de acontecer.

A principal desvantagem desse modelo híbrido é permanência do status de dependente da CEMIG, afinal de contas, com essa configuração você ainda não conseguirá se manter sem a energia da CEMIG por muito tempo.

Logo Green Volt 240 - Quando o solar fotovoltaico precisa de bateria?Dúvidas quanto ao uso de baterias no solar?

Respondendo de forma objetiva quando o solar fotovoltaico precisa de bateria: quando a ligação for Off Grid ou quando for um sistema híbrido. Mais adiante falaremos exclusivamente sobre essas baterias, ok?

Se ficou alguma dúvida com relação ao conteúdo, fale conosco! A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências, vive disso e se dedica inteiramente a esse universo.

Você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas com relação às baterias solares.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será uma honra te receber.

Estamos na Avenida das Américas, no número 872, aqui no centro de Betim, MG.

Se preferir, utilize o email ou mesmo o telefone: (31) 3032-2816.