O Solar fotovoltaico compensa?
01 jun 2020

Quando o solar fotovoltaico compensa?6 min de leitura

Com a publicação da resolução 482 da ANEEL, a procura por formas de produzir energia elétrica, o que chamamos de geração distribuída, vem aumentando de forma consistente.

Os sistemas de microgeração de energia aparentemente são excelentes opções para pessoas e empresas reduzirem seus gastos com energia elétrica. Contudo, sempre recebemos a pergunta do título dessa publicação:

Quando o solar fotovoltaico compensa? Quando ele realmente vale a pena?

Para responder essa questão, hoje a GreenVolt vem conversar um pouco sobre as principais situações em que o sistema solar fotovoltaico para empresas e o sistema solar fotovoltaico para residências pode funcionar de forma vantajosa.

solar fotovoltaico na empresa 300x169 - Quando o solar fotovoltaico compensa?O solar fotovoltaico

O sistema fotovoltaico funciona como uma micro usina de geração de eletricidade e é composto por alguns componentes principais sobre os quais já conversamos aqui:

Esses três componentes, juntamente com alguns outros dispositivos e acessórios necessários para a instalação, conseguem transformar a luz do sol em energia elétrica que pode ser usada para alimentar qualquer que seja a indústria, empresa ou residência.

Quando o solar fotovoltaico não compensa?

Respondendo objetivamente: o solar fotovoltaico não compensa em locais onde a energia elétrica fornecida pela concessionária é muito barata, o que não é o caso nem de Minas Gerais e nem de nenhum outro local no Brasil atualmente.

O sistema fotovoltaico também não vale a pena quando não há nenhum local que possa receber os módulos do sistema. É uma situação extremamente rara, haja vista que os módulos podem ser instalados praticamente em qualquer telhado ou cobertura além do chão ou outra área inutilizada que fique exposta ao sol.

Outra circunstância que também não torna viável a instalação do solar fotovoltaico é quando o local normalmente paga apenas a tarifa mínima da CEMIG. Nessa situação o fotovoltaico não ajudará a reduzir a conta e, por isso, muitas pessoas dirão que não compensa (com uma grande dose de razão) apesar da lista de benefícios da energia solar fotovoltaica ir muito além da redução do valor da conta da CEMIG.

solar fotovoltaico compensa 300x225 - Quando o solar fotovoltaico compensa?Quando o solar fotovoltaico compensa?

Enfim, a energia fotovoltaica compensa em todas as outras situações! Sim, isso mesmo! É vantajoso instalar o solar fotovoltaico para produzir energia elétrica para qualquer empresa que utilize ainda que minimamente a energia elétrica da CEMIG.

Vale a pena instalar um solar fotovoltaico também em indústrias que consomem grandes quantidades de eletricidade em seus processos produtivos.

Vale a pena aproveitar o efeito fotovoltaico para reduzir a conta de energia elétrica também de residências que consomem ao menos R$300~R$400 por mês.

Para ilustrar, vamos listar aqui alguns dos benefícios da geração distribuída, essa forma de produzir energia elétrica no local do consumo:

Confiabilidade

Apesar de termos visto a CEMIG trabalhando com excelência nas últimas décadas, a geração distribuída nos permite contar com ela somente em casos de emergência, ou seja, como um apoio para quando o fotovoltaico apresentar algum problema.

Minimização de impactos ambientais

A produção descentralizada de energia é o que temos de melhor do ponto de vista ecológico quando a geração é feita com painéis solares fotovoltaicos. Esse tipo de sistema opera de forma silenciosa, não polui e não altera o ambiente onde é inserido.

Redução de perdas elétricas

Como a geração distribuída elimina a necessidade de uma rede de transmissão, o benefício deste tipo de solução é nítido e grandioso quando se pensa nas perdas ao longo de toda a distância percorrida por esses cabos.

Diminuição de investimentos

Já parou pra pensar em quanto dinheiro público é gasto para abrir caminho para as redes de transmissão, construindo-as, instalando-as e colocando-as para funcionar?

Agilidade ao atender a demanda

A geração distribuída requer menos, bem menos esforço para o licenciamento e para a implantação de novos sistemas.

Como é bem mais simples, os prazos são consideravelmente menores e você pode ter o sistema ligado e produzindo eletricidade em pouquíssimo tempo!

energia solar fotovoltaica 300x139 - Quando o solar fotovoltaico compensa?Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro que a geração de eletricidade a partir do sol é vantajosa em praticamente qualquer cenário. Desde indústrias e empresas passando por residências e outras instalações comerciais.

Além desta pergunta do título, se o solar fotovoltaico compensa, respondemos várias outras perguntas recorrentes em outras publicações e, para facilitar sua vida, deixamos abaixo uma pequena lista:

Logo Green Volt 240 - Quando o solar fotovoltaico compensa?

Se ainda tem alguma questão que ficou sem resposta, fale conosco pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou mesmo através do nosso email.

Trabalhamos com energia fotovoltaica há anos e nossa equipe experiente vem se destacando pelo empenho no que faz e pela busca constante em ajudar a comunidade a entender a importância de buscarmos formas mais limpas de produzir energia elétrica.

Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, acesse nosso perfil no Portal Solar. Lá você encontra inclusive vários depoimentos de clientes que já estão lidando com seus créditos de energia diariamente.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será um prazer recebê-lo!

A GREENVOLT está na Avenida das Américas, 872, aqui no Centro de Betim.

Grande abraço e até breve!