Alugar o telhado do vizinho para instalar painéis fotovoltaicos
01 dez 2019

Posso alugar o telhado do vizinho para instalar painéis fotovoltaicos?4 min de leitura

A instalação de sistemas fotovoltaicos está crescendo de forma tão assustadora que, nos últimos tempos, lidamos várias vezes com situações onde houve o aluguel do telhado do vizinho para instalação de módulos fotovoltaicos.

Como não é um assunto tão comum e nem todo mundo sabe como funciona, viemos esclarecer para você que tem essa dúvida:

Posso alugar o telhado do vizinho para instalar módulos fotovoltaicos?
Posso colocar parte dos meus painéis no telhado do vizinho?
Qual a forma correta de arrendar o telhado para a instalação de placas fotovoltaicas?

Se você algum dia pensou nisso, essa publicação é para você!

A instalação do solar fotovoltaico usando o telhado do vizinho

Partindo do princípio que é você quem quer instalar um solar fotovoltaico, é preciso ter em mente que existem várias formas de fazer, mas somente uma é a forma correta.

Mas qual a forma correta de usar o telhado do vizinho para produzir energia elétrica?

A forma correta é solicitar a instalação de uma nova unidade consumidora que será utilizada exclusivamente para injetar a eletricidade produzida na rede da CEMIG.

Um padrão da CEMIG só pra produzir eletricidade?

Painel solar no telhadoIsso mesmo! A ideia é que essa nova unidade consumidora seja instalada no imóvel do telhado a ser alugado e ela terá os dispositivos de proteção, um padrão de entrada exclusivo.

Uma das poucas exigências para poder alugar o telhado vizinho é que este novo padrão seja cadastrado sob a mesma titularidade do seu padrão no local.

Uma outra exigência é que a cobrança do aluguel (caso ela seja feita) não pode ter nenhuma relação com a quantidade de energia produzida. Em outras palavras, o preço do aluguel não pode ser definido e nem variar em função da quantidade de eletricidade injetada pelo sistema recém-instalado.

O futuro do compartilhamento de telhados e sistemas fotovoltaicos

Já que o preço do solar fotovoltaico para empresas e também o preço do solar fotovoltaico para casas caiu mais de 50% nos últimos seis anos, muita gente se interessou neste tipo de investimento.

O problema é que tem gente que mora em imóvel alugado ou em locais onde o sol não é muito constante devido à presença de árvores grandes, sombras de prédios, etc.

Como fazer então para usar energia solar?

Lá nos Estados Unidos, uma empresa chamada Yeloha criou uma plataforma de compartilhamento de energia solar.

A ideia é possibilitar a compra de energia solar de outras pessoas que possuem módulos fotovoltaicos em seus telhados.

A intenção da empresa é criar locais que podem hospedar os módulos e gerar grandes quantidades de energia.

Ao mesmo tempo, eles querem oferecer esta energia produzida para parceiros que não necessariamente precisam morar próximo às placas.

A empresa se encarrega da instalação, dos documentos necessários para o funcionamento do sistema bem como da venda da energia excedente para outros interessados.

Através da plataforma deles, os parceiros podem comprar quantos painéis quiserem da casa daqueles que hospedam os módulos. Com esse modelo, a Yeloha garante uma redução de até 50% na fatura da conta de eletricidade daqueles que decidirem comprar a energia produzida.

A ideia parece excelente mas existem diversos desafios que vão desde a falta de financiamento da instalação dos painéis de quem deve hospedar os módulos até a natural instabilidade regulatória do setor energético.

Vamos ver se essa ideia caminha nos próximos anos…

Pronto para alugar o telhado do vizinho?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

Não tendo telhados ou locais que possibilitem a instalação do solar fotovoltaico, o aluguel do telhado do vizinho pode ser uma excelente solução.

Se você quiser conversar sobre esse ou qualquer outro assunto relacionado aos sistemas de energia solar fotovoltaica, fale conosco!

Nossa empresa nasceu da busca incessante por inovação em Betim e está sempre pronta para lhe ajudar na empreitada de aproveitar a energia solar para produzir eletricidade.

Você pode entrar em contato pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou através do nosso email: contato@greenvolt.com.br.

Temos também uma série recém-publicada que trata das dúvidas mais frequentes com relação ao solar fotovoltaico. Se quiser dar uma lida, seguem os textos:

Se preferir, faça-nos uma visita! Estamos na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, sempre de portas abertas!