Operação e manutenção de Usinas Solares: uma gestão eficiente

Operação e manutenção de usinas solares. Como funciona a manutenção de usinas fotovoltaicas.

A Operação e Manutenção de usinas solares (O&M) envolve um conjunto de práticas e processos necessários para garantir que essas instalações funcionem de maneira eficiente, segura e lucrativa ao longo do tempo.

Uma grande oportunidade de negócio

Investir em usinas fotovoltaicas é uma excelente oportunidade de negócio, pelo fato dessas instalações oferecerem um retorno financeiro atraente e sustentável. 

No entanto, para garantir que o retorno esperado seja realmente alcançado, é essencial ter um acompanhamento contínuo do funcionamento da usina.

Sendo assim, O&M é uma parte essencial da gestão de uma usina fotovoltaica, uma vez que uma operação bem gerida e uma manutenção adequada podem aumentar a produção de energia, prolongar a vida útil dos componentes e maximizar o retorno do investimento.

Operação e manutenção de usinas solares na prática

Acompanhar o desempenho e a saúde dos equipamentos da Usina de forma adequada vai auxiliar nas manutenções preventivas e evitar que as corretivas ocorram de forma recorrente e inesperadas. 

E uma maneira extremamente eficiente de garantir o funcionamento adequado de sua usina é através do monitoramento constante. 

Uma vez que realizado em tempo real, essa prática permite que os técnicos avaliem a condição do sistema, identificando rapidamente quaisquer defeitos ou alertas. 

Com frequência, os técnicos conseguem detectar problemas de funcionamento muito antes do próprio proprietário da usina.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma prática essencial que envolve inspeções regulares e programadas com o objetivo de evitar falhas e minimizar perdas na produção. 

Portanto, ao realizar essa manutenção de forma eficaz, é possível reduzir significativamente o tempo de inatividade dos sistemas, garantindo que eles operem de maneira contínua e eficiente.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é uma abordagem reativa, aplicada após a ocorrência de problemas nos equipamentos. 

Esse tipo de manutenção, que visa corrigir falhas já existentes, pode ser necessária ao longo da vida útil de um sistema fotovoltaico, estimada em cerca de 25 anos. 

Contudo, a necessidade de intervenções corretivas pode ser significativamente menor com um bom planejamento de manutenção preventiva.

Inspeções termográficas por Drone

Para apoiar todo o trabalho de manutenção preventiva e corretiva, um dos principais equipamentos utilizados são os Drones. Vejam os motivos pelos quais ele é essencial:

Agilidade e eficiência 

Drones são capazes de inspecionar vastas áreas rapidamente, superando os métodos tradicionais em velocidade. 

Acesso a locais inacessíveis

Conseguem alcançar pontos que seriam arriscados ou inacessíveis para humanos. 

Redução de custos

E em comparação com as abordagens convencionais, que exigem presença física de técnicos e mais tempo de inspeção, o uso de drones se mostra mais econômico uma vez que aumenta a velocidade de detecção de falhas no projeto. 

Coleta de dados detalhada

Esses Drones são equipados com câmeras termográficas que captam dados precisos e criam imagens térmicas que auxiliam na identificação de defeitos, áreas superaquecidas ou ineficiências nos equipamentos elétricos. 

 Inspeções regulares e monitoramento contínuo

Sendo assim, drones e os aplicativos de monitoramento juntos facilitam a detecção precoce de qualquer problema, apoiando a manutenção preventiva e evitando falhas que poderiam causar interrupções não programadas. 

Os pilares do O&M em uma usina fotovoltaica

Módulos solares

Inspeções regulares dos Módulos solares é sem sombra de dúvidas um dos pontos mais importantes da O&M. 

Com o tempo, os equipamentos acumulam sujeira, o que pode prejudicar o desempenho do sistema e diminuir sua capacidade de geração significativamente. 

Por isso, é fundamental realizar a limpeza das placas solares de forma adequada, preferencialmente com a ajuda de especialistas que utilizam ferramentas adequadas.

Além da inspeção visual dos módulos, esses são pontos de atenção:

✅Avaria no vidro dos módulos ou da moldura

✅Infiltração de umidade 

✅Locais queimados nos módulos (difícil verificação a olho nu)

✅Corrosão das estruturas e fiação

✅Monitoramento de sombras.

Inversor solar

O inversor solar é um dos componentes mais importantes de um sistema fotovoltaico. Sua principal função é converter a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA), possibilitando o uso da energia elétrica pelo consumidor final. 

Portanto, é de suma importância verificar se as condições do local onde o inversor está alocado estão livres de poeira e com temperatura e umidade adequada.

A maneira correta de aplicar as práticas de O&M em sua Usina

É possível realizar uma verificação básica para identificar possíveis avarias ou acúmulo de detritos na usina, como mencionamos nas informações sobre Operação e Manutenção (O&M). 

Contudo, o ideal é que esses processos sejam conduzidos por profissionais especializados. Nosso braço de operação, conta com uma equipe experiente em monitoramento em tempo real de todas as usinas.  

De manneira remota, cada detalhe da geração, condições dos equipamentos, são averiguados para garantir que tudo esteja operando corretamente. 

Para procedimentos específicos, como a limpeza de painéis solares e manutenção preventiva, também é recomendável contratar uma equipe especializada. Aqui na GreenVolt, dispomos de equipamentos adequados para essas tarefas.

Lembre-se de sempre buscar uma empresa de confiança quando precisar de um serviço específico que garanta a eficiência do seu projeto.

Se você possui uma Usina instalada com potência maior que 500 kW já em funcionamento, entre em contato conosco através do do 31 99441 – 3245.

Confira mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes nos canais InstagramYoutube ou Linkedin.

Compartilhar

Posts relacionados