O que sua construção precisa para receber o solar fotovoltaico
01 abr 2020

O que sua construção precisa para receber o solar fotovoltaico6 min de leitura

Não importa se a ideia é instalar o sistema fotovoltaico comercial ou se a ideia é instalar o sistema fotovoltaico residencial, sua instalação será muito mais fácil se ela tiver sido projetada para receber o solar fotovoltaico.

É na no projeto da construção que a gente determina alguns detalhes fundamentais para a instalação do solar fotovoltaico.

Contudo, se você já está com a empresa funcionando ou a casa pronta, não se desespere! Com a publicação de hoje vamos te mostrar os pontos que você precisa ajustar para que sua construção receba o sistema fotovoltaico.

Verifique a área disponível

A primeira coisa que você precisa é o espaço físico para receber os módulos fotovoltaicos. Obviamente se a sua empresa consome muita energia você precisará de uma área maior devido à quantidade de painéis.

Contudo, é possível se basear na seguinte tabelinha:

  • Solar com potência de 1.5KWp ocupa no mínimo 10.5m²;
  • Solar com potência de 2.0kWp ocupa no mínimo 14m²;
  • Solar com potência de 3.0kWp ocupa no mínimo 21m²;
  • Solar com potência de 4.0kWp ocupa no mínimo 28m²;
  • Solar com potência de 5.0kWp ocupa no mínimo 35m²;
  • Solar com potência de 10.0kWp ocupa no mínimo 70m²;
  • Solar com potência de 50kWp ocupa no mínimo 400m²;
  • Solar com potência de 100kWp ocupa no mínimo 800m²;
  • Solar com potência de 1MWp ocupa no mínimo 8.000m².

Uma regrinha básica pode ser usada na sua construção para saber se você tem espaço para receber o solar fotovoltaico:

Para cada kWp de potência você precisará de aproximadamente 10m² disponíveis.

Na realidade, quando a instalação é de um sistema fotovoltaico residencial, esse valor pode chegar a 7m². Em empresas e indústrias que se faz necessário uma área maior devido à necessidade de deixar espaço para caminhar sobre o telhado, à presença de saídas de chaminés e outros dispositivos que podem fazer sombra e ocupar espaço físico das placas impedindo-as de serem instaladas completamente enfileiradas.

Ainda falando sobre o espaço, se você está lutando para conseguir espaço para a instalação das placas, procure por módulos mais eficientes. A eficiência dos painéis pode diminuir consideravelmente a quantidade de placas necessárias para suprir sua demanda energética.

telha termoacustica 300x225 - O que sua construção precisa para receber o solar fotovoltaicoEscolha o telhado pensando no solar fotovoltaico

Esse é um detalhe comumente negligenciado pelos arquitetos e engenheiros envolvidos no desenvolvimento dos projetos.

Seja por pressa ou falta de conhecimento prático, esses profissionais normalmente ignoram as diferenças de fixação dos módulos nos diferentes tipos de telhados.

A telha de amianto, por exemplo, é um grande obstáculo para realizarmos a instalação do solar fotovoltaico. Elas são frágeis e podem acabar quebrando durante a colocação dos módulos.

Se for possível escolher, prefira sempre as telhas metálicas trapezoidais e termoacústicas. Elas facilitam a instalação e são extremamente resistentes possibilitando assim que os profissionais possam caminhar ali tranquilamente durante o processo.

Coberturas planas como lajes e telhas pré-fabricadas em concreto também são excelentes e normalmente podem receber as placas fotovoltaicas de diferentes maneiras:

  • Estrutura aparafusada na laje com aplicação de impermeabilização;
  • Fixadas com colas especiais que podem durar mais de duas décadas;
  • Com a colocação de um suporte especial na parte de trás da placa, o que acaba adicionando um pouco mais de peso no conjunto.

Construa pensando na posição do sol

Para ter uma performance otimizada, seus painéis solares precisam estar virados para o norte e com um grau de inclinação igual ao da latitude da localização da obra.

rendimento fotovoltaico de acordo com angulo - O que sua construção precisa para receber o solar fotovoltaicoA título de ilustração, se for instalar um solar fotovoltaico em Betim, seus painéis deverão estar numa inclinação de 19° pois a cidade de Betim está na latitude 19° 58′ 3″ Sul.

Contudo, na vida real, você dificilmente terá esse posicionamento perfeito e a perda energética por isso normalmente é pequena e perfeitamente aceitável. Se a perda for muito grande, um módulo adicional normalmente resolve o problema.

Se a sua obra já tiver começado ou se você já está com tudo pronto, o seu painel poderá ser instalado em qualquer parte do telhado, com exceção da parte direcionada para o Sul.

Observe como a queda na eficiência dos painéis de acordo com sua direção é pequena.

Leve em conta o peso dos painéis fotovoltaicos

Se você ainda está projetando o local, apenas leve em consideração a carga extra dos módulos. Na realidade o painel fotovoltaico é um componente relativamente leve, mas de acordo com o local da instalação, pode ser necessário realizar algum tipo de reforço.

Para simplificar sua vida, tenha em mente que um solar fotovoltaico adiciona em média cerca de 15kg para cada metro quadrado de placa instalado.

Se você levou em consideração a cobertura ideal para o solar e escolheu a telha termoacústicas, o peso do sistema pode cair devido à leveza dos materiais usados na fixação. O peso varia especialmente de acordo com o sistema de fixação a ser usado.

Vale dizer que a instalação dos painéis pode acabar produzindo o que chamamos de carga do vento. É o peso adicional causado pela resistência dos painéis à ação dos ventos. À primeira vista pode parecer pouco mas esse peso adicional pode ultrapassar 70kg por cada metro quadrado de placa do sistema.

Dúvidas quanto à adequação do local para receber o solar fotovoltaico?

Listamos os principais pontos que você precisa observar para receber o solar fotovoltaico.

Na prática, além das questões da instalação de fato, não se faz necessário fazer nenhum tipo de adaptação ou modificação mais complexa no local que pretende receber a energia fotovoltaica.

Contudo, se ainda ficou com alguma dúvida, fale conosco! A GREENVOLT trabalha há anos neste mercado e está sempre pronta para lhe ajudar desde o projeto da obra até o dimensionamento e a instalação do seu sistema fotovoltaico.

Acreditamos verdadeiramente que a geração distribuída pode ser utilizada por todas as pessoas como forma de reduzir sua conta de luz e investir de forma inteligente para poder gastar menos por várias décadas.

Logo Green Volt 240 - O que sua construção precisa para receber o solar fotovoltaico

Abaixo listamos algumas das publicações com as dúvidas mais frequentes sobre este tipo de tecnologia:

Caso sua pergunta ainda não tenha sido respondida, por favor, esteja à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou mesmo pelo email.

Nossa equipe está sempre pronta para sanar suas dúvidas!

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, é sempre um prazer pra nós! A GREENVOLT fica na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, em Minas Gerais.

Aguardamos sua visita aqui, ok? Grande abraço e até a próxima!