O inversor do solar fotovoltaico
02 jul 2019

O inversor do solar fotovoltaico6 min de leitura

Sempre que falamos sobre os componentes do solar fotovoltaico, precisamos falar do inversor.

Ele já apareceu em várias das nossas publicações e não é sem razão: sem ele seria impossível fazer com que a energia elétrica gerada pelo sol pudesse ser utilizada para ligar os eletroeletrônicos de uma casa.

Nenhuma lâmpada se acenderia se os sistemas não possuíssem o inversor fotovoltaico. Não seria possível acionar o chuveiro elétrico sem o inversor fotovoltaico.

Mas o que é este inversor do solar fotovoltaico?
Pra que serve o inversor
do sistema fotovoltaico?

inversor solar greenvolt 227x300 - O inversor do solar fotovoltaicoO inversor fotovoltaico

O inversor é um dos três componentes centrais de um sistema solar fotovoltaico.

Além dele, o sistema é composto essencialmente pelos módulos e pelo medidor bidirecional.

O medidor bidirecional serve para fazer a medição da energia consumida e da energia produzida.

O módulo fotovoltaico obviamente tem como função fazer a captação da luz do sol e convertê-la em eletricidade.

Mas qual é a função do inversor fotovoltaico?

Pra que serve o inversor fotovoltaico?

Ao contrário do que muita gente acredita, o inversor fotovoltaico não é responsável pela conversão da energia do sol em eletricidade. Como já dissemos em outras publicações, essa mágica acontece nas células fotovoltaicas.

Contudo, o inversor é tão importante quanto as próprias células dos módulos. O inversor é responsável por transformar a energia produzida nas placas em um tipo de energia realmente utilizável.

Ele converte a energia que é produzida na forma de Corrente Contínua em Corrente Alternada.

Como assim?

Vamos explicar em detalhes…

Corrente Contínua e Corrente Alternada

Para entender a diferença entre a Corrente Contínua e a Corrente Alternada, precisamos olhar o sentido da corrente.

Sentido da corrente?

Vamos do início… Quando temos uma “corrente elétrica” na verdade temos um fluxo de elétrons. São partículas energeticamente carregadas que passam através de um fio, mais ou menos como a água passa através de uma tubulação.

corrente continua e alternada 290x300 - O inversor do solar fotovoltaicoSe este fluxo de elétrons tem uma única direção, temos o que chamamos de Corrente Contínua.

Se este fluxo de elétrons muda de direção constantemente, temos o que chamamos de Corrente Alternada.

Os equipamentos que utilizamos em casa, com raríssimas exceções, só funcionam quando alimentados com Corrente Alternada.

O inversor só é indispensável pois os coletores fotovoltaicos produzem eletricidade com Corrente Contínua.

Outra utilidade do inversor

A segunda função do inversor do sistema fotovoltaico é a produção dos dados que possibilitem a medição da energia gerada pelos módulos solares.

Local da instalação do inversor fotovoltaico

Existe um componente de subjetividade nesta questão mas, via de regra, o inversor da sistema é instalado bem próximo do quadro de distribuição de energia.

Ele precisa estar protegido do sol, do calor e obviamente de qualquer umidade.

Em instalações comerciais e industriais, pode ser mais vantajoso construir um local específico para os inversores uma vez que eles ocupam bem mais espaço neste tipo de aplicação.

O inversor fotovoltaico mais utilizado

O equipamento mais usado na atualidade é o inversor solar “grid tie”.

Grid tie?

Sim. Essa expressão que quer dizer basicamente “ligado à rede”. É um conceito que determina sistemas conectados à rede elétrica pública que, na realidade, são os que possibilitam a “venda” da eletricidade que produzida para a CEMIG.

Com este tipo de inversor é possível produzir eletricidade de dia e, quando o consumo for menor do que a produção, vender o excedente para a concessionária. Quando o consumo for maior que a produção, você utiliza a energia de concessionária normalmente.

Características de um inversor fotovoltaico grid tie

Grande parte dos inversores comercializados no Brasil são confiáveis.

“Grande parte” definitivamente não significa “todos”!

Para ter a certeza de que o equipamento que será instalado na sua casa é realmente de confiança, vamos fazer um pequeno resumo do que realmente importa quando o assunto é inversor fotovoltaico grid tie.

Inversores com transformador

Se pesquisar na literatura especializada vai ver que o transformador é um componente relativamente pesado que pode ser usado para transmitir energia elétrica, induzir tensões, correntes ou modificar a impedância de um determinado circuito.

Os inversores podem ser fabricador com ou sem transformadores internos. Sendo sem transformador, o inversor ele fica mais leve e produz bem menos calor, já que esta é uma das principais características “colaterais” do funcionamento de qualquer transformador.

Normalmente este tipo de inversor também é mais eficiente na conversão da corrente contínua para a corrente alternada.

O que acontece é que algumas distribuidoras de energia podem determinar certas regras com relação ao inversor a ser usado no projeto e, por isso, o melhor a se fazer é certificar-se de que a companhia energética do seu estado não tem restrição com relação ao que você usará no seu projeto fotovoltaico.

inversor fotovoltaico 232x300 - O inversor do solar fotovoltaicoInversores com altos níveis de proteção

A ABNT desenvolveu uma norma, a NBR IEC 60529:2017, que determina uma espécie de gradação através da qual é possível qualificar a proteção do inversor fotovoltaico contra agentes externos como água e poeira.

Esse tipo de resistência é especialmente importante quando a instalação do inversor é feita em locais abertos e desprotegidos.

Inversores com altos níveis de eficiência

A eficiência do inversor é uma de suas principais características e deve ser observada já na fase do projeto para não ter surpresas posteriores.

Ela é indicada em forma de porcentagem e demonstra a eficiência do inversor na hora de transformar a corrente contínua que chega dos módulos em corrente alternada para o uso da residência ou da empresa.

Quanto maior for a eficiência de um inversor, melhor é para o sistema fotovoltaico como um todo. Contudo, 94% de eficiência é um valor razoável para a tecnologia que temos hoje em dia.

Para lhe auxiliar na tomada de decisão, disponibilizamos a lista dos inversores homologados pelo Inmetro.

Dúvidas com relação ao inversor solar fotovoltaico?

Logo Green Volt 240 - O inversor do solar fotovoltaico

O inversor do sistema solar fotovoltaico é um dos seus principais componentes e por isso dedicamos este artigo inteiramente a ele.

Como não é um tema trivial, se você ainda tiver alguma dúvida com relação ao inversor fotovoltaico, nossa equipe está sempre pronta para te ajudar!

Fale conosco através do telefone – (31) 3032-2816 – ou pelo nosso email.

Se preferir, passe por aqui! Estamos na Avenida das Américas, na altura do número 872, aqui no Centro de Betim.

Temos um sistema montado aqui através do qual é possível te mostrar como funciona um sistema solar fotovoltaico e como se dá o funcionamento do inversor.

Aguardamos sua visita! 😉