painel fotovoltaico - Módulos fotovoltaicos - A base do solar fotovoltaico
04 ago 2019

Módulos fotovoltaicos – A base do solar fotovoltaico5 min de leitura

Solar fotovoltaico na empresaQuando falamos sobre sistemas de energia solar fotovoltaica ele sempre está presente: o módulo fotovoltaico.

Muitas vezes chamados de painéis fotovoltaicos, algumas vezes chamados de placas fotovoltaicas, até coletores fotovoltaicos nós já ouvimos…

O fato é que esses componentes são os atores mais visíveis desses sistemas de geração distribuída e seguem ganhando cada vez mais notoriedade.

Mesmo com a mídia falando bastante sobre os módulos do solar fotovoltaico para empresas e também sobre aqueles usados no solar fotovoltaico residencial, várias dúvidas ainda permanecem na cabeça do consumidor.

O módulo fotovoltaico é feito de que material?
Como ele funciona?
O módulo fotovoltaico precisa de algum tipo de manutenção periódica?
Com que frequência é necessário limpá-lo?

E quando for limpar, qual é a forma correta de fazer?

Estes e vários outros questionamentos são mais frequentes do que você pode imaginar. Por isso, hoje vamos resumir aqui tudo que você precisa saber sobre esse componente básico do sistema fotovoltaico.

Módulo fotovoltaicoO módulo fotovoltaico

O módulo fotovoltaico é um dos três componentes centrais de um sistema solar fotovoltaico.

Além dele, o sistema é composto essencialmente pelo inversor fotovoltaico e pelo medidor bidirecional.

O inversor é responsável por transformar a energia produzida nas placas em um tipo de energia realmente utilizável, algo que já explicamos bem no texto específico sobre o inversor fotovoltaico.

Resumidamente, ele transforma a energia, que é produzida originalmente como Corrente Contínua, em Corrente Alternada.

Para saber mais sobre corrente contínua e corrente alternada, acesse:

Já o medidor bidirecional serve para fazer a medição da energia consumida e da energia produzida. Ao contrário do padrão da CEMIG comum, o medidor bidirecional mede o que você gasta mas também mede o que você produz de energia.

Mas qual é a função do módulo fotovoltaico?

painel fotovoltaico 145x300 - Módulos fotovoltaicos - A base do solar fotovoltaicoPra que serve o módulo fotovoltaico?

A maior parte da população deduz corretamente para que serve os painéis fotovoltaicos.

Ele é responsável por fazer a captação da energia do sol. É o módulo que fica exposto ao sol e favorece um processo chamado de efeito fotovoltaico.

Se você não sabe do que se trata este fenômeno fotovoltaico, veja nosso texto específico sobre o efeito fotovoltaico.

Resumidamente, e com o devido perdão da extrema simplificação, efeito fotovoltaico é o surgimento de uma tensão elétrica em um material quando este é exposto à luz visível.

Ainda mais simples:

É o surgimento da eletricidade num material quando ele é colocado sob o sol.

Na prática, não é bem no módulo que acontece esse processo. Na realidade o efeito fotovoltaico acontece nas células fotovoltaicas.

Células fotovoltaicas

Células fotovoltaicas de silícioAs células fotovoltaicas são as unidades mais básicas de geração de energia. Para simplificar, podemos imaginar o módulo fotovoltaico como um agrupamento de células solares e estas sim são as responsáveis pela produção de energia.

As células são unidades pequenas, geralmente em formatos retangulares, que podem ser agrupadas de forma organizada para atender a um determinado arranjo.

Via de regra, quanto mais células fotovoltaicas um módulo tem, maior sua capacidade de produção de energia.

Do mesmo modo, quanto maior o módulo, ou mesmo as células no seu interior, maior será a geração de eletricidade.

Agora que você já sabe que o módulo fotovoltaico é um conjunto de células, vamos responder algumas dúvidas que recebemos frequentemente…

Dúvidas com relação ao módulo fotovoltaico

Afinal, qual é o nome correto, placa, módulo, painel ou coletor?

Tecnicamente o nome correto é módulo fotovoltaico.

O módulo fotovoltaico é feito de quê?

modulo fotovoltaico vista explodida 300x181 - Módulos fotovoltaicos - A base do solar fotovoltaicoPara reunir as células e fazer o que chamamos de “encapsulamento”, utiliza-se vidro na parte da frente, um material semelhante ao PVC na parte de trás chamado de PVF, alumínio no entorno e para “colar” os componentes utiliza-se acetato-vinilo de etileno, também conhecido como EVA.

São usados esses materiais pois eles precisam ser resistentes às tensões mecânicas e elétricas. Obviamente também precisam resistir às altas temperaturas alcançadas sob o sol.

Parte desses altos valores de temperatura se devem ao Efeito Joule observado durante o funcionamento das células fotovoltaicas. Para saber mais sobre esse fenômeno, acesso nosso texto específico sobre o Efeito Joule.

O vidro frontal é resistente a impactos e também à aderência de poeira e sujeira.

A moldura do módulo fotovoltaico é constituída de alumínio pois é leve e resistente à corrosão. Esse alumínio da moldura normalmente recebe uma pintura eletrostática para evitar que, com as dilatações e contrações diárias, a tinta se danifique, rache e solte da superfície.

Mais alguma dúvida com relação aos módulos?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

O módulo do sistema solar fotovoltaico é um dos seus principais componentes e por isso dedicamos um texto específico para ele.

Sabemos que as dúvidas podem permanecer mesmo depois de tanto conteúdo. Por isso, se você ainda tiver algum questionamento com relação ao módulo fotovoltaico, nossa equipe está à disposição!

Fale conosco através do (31) 3032-2816 ou do nosso email.

Se preferir passar aqui, fique à vontade! Estamos na Avenida das Américas, no número 872, no Centro de Betim.

Temos um sistema montado aqui e podemos te mostrar de perto o módulo e seus componentes. Aguardamos sua visita!