Medidor bidirecional para sistema fotovoltaico
03 set 2019

Medidor bidirecional para sistema solar fotovoltaico5 min de leitura

O medidor bidirecional para sistema fotovoltaico está presente em qualquer instalação. Ele é de forma unânime, o componente que gera mais dúvidas na cabeça de quem não entende de geração energética distribuída.

Seja o seu solar um sistema fotovoltaico residencial ou seja ele um sistema fotovoltaico empresarial, o medidor bidirecional será um componente essencial para o funcionamento do sistema e a publicação de hoje vai explicar o porquê.

Hoje vamos responder algumas perguntas como:

O medidor bidirecional serve pra quê?
Como ele funciona?
O medidor bidirecional precisa de algum tipo de manutenção?
Como é feita a instalação desse tipo de medidor?
Quem faz a instalação dele?

Então, se você tem alguma dúvida com relação ao medidor bidirecional, fica com a GREENVOLT que a gente já te explica!

Sistemas de geração de energia fotovoltaica

Energia fotovoltaica para residências em BetimTodo sistema de geração de energia fotovoltaica, conhecidos como sistemas de micro geração de energia, precisa de alguns componentes para funcionar.

Se você acompanha nossas publicações já está por dentro e sabe quais são:

  1. Módulos fotovoltaicos;
  2. Inversor fotovoltaico;
  3. Medidor bidirecional.

O módulo é a placa, o coletor, o painel, etc. O nome muda de acordo com a região mas provavelmente você sabe do que se trata, afinal, é a parte que fica visível na empresa ou na casa em que o solar está instalado.

O inversor fotovoltaico é um equipamento instalado internamente que permite que a energia produzida pelo sistema seja convertida de corrente contínua para corrente alternada.

Para saber mais sobre esses dois tipos de corrente e o porquê dessa conversão, acesse: Corrente Contínua e Corrente Alternada – Qual o solar fotovoltaico usa?

O último componente básico de todo e qualquer sistema solar fotovoltaico ligado à rede é o assunto de hoje…

O medidor bidirecional

Para começo de conversa, o medidor bidirecional é um medidor de energia. Ele consegue identificar quanto de energia a sua casa ou a sua empresa está consumindo ao longo do tempo.

Muitas vezes confundido com o padrão da CEMIG, o medidor normalmente fica no limite do lote, próximo ao portão ou a algum local que permita que seja feita a leitura pelos leituristas da concessionária de energia.

Mas isso eu tenho desde que comprei o imóvel!

Medidor bidirecional para sistema fotovoltaicoA diferença entre o padrão da CEMIG comum só mede a energia que você consome e não identifica quando você produz energia.

Em outras palavras, o medidor bidirecional mede tanto a energia que você gasta da CEMIG quanto a energia que você vende para a CEMIG!

Por isso ele é essencial! Porque é ele que permite saber quando a diferença entre a quantidade de energia que você consumiu da quantidade de energia que você produziu, sabendo, somente aí, qual o valor da sua conta de energia.

Como o medidor bidirecional funciona

O medidor bidirecional tem um funcionamento claro: mede quanta energia passa de lá pra cá e quanta energia passa daqui pra lá.

Confuso?

energia solar fotovoltaica

Vamos dar um exemplo com a empresa do nosso amigo imaginário Doutor Fábio.

Doutor Fábio tem uma empresa que fabrica calçados em Nova Serrana, Minas Gerais, e instalou o solar fotovoltaico empresarial para reduzir seu gasto mensal com energia elétrica.

A empresa do Doutor Fábio funciona de 8:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira.

De manhã

No período da manhã, quando a radiação solar ainda é pequena, o sistema do Doutor Fábio ainda não produz grandes quantidades de energia, afinal, o efeito fotovoltaico se acentua quando a claridade está elevada.

Nesse período, quando os primeiros funcionários chegam e começam a acender as luzes e ligar os equipamentos, praticamente toda a energia consumida está sendo consumida da CEMIG, e, portanto, o medidor bidirecional está identificando o consumo de energia elétrica.

De tarde

No período da tarde, quando o sol está a pino, a produção de eletricidade está tão alta que o solar consegue fornecer energia para o funcionamento de toda a fábrica e o excedente está sendo enviado para a rede da CEMIG.

Doutor Fábio fica feliz pois nesse momento o medidor bidirecional não está mais identificando o consumo da energia mas sim a venda de energia elétrica.

De noite

No período noturno, quando não há mais radiação solar, a produção de energia elétrica é interrompida e o consumo de tudo aquilo que fica ligado na fábrica durante a noite ficará consumindo energia da CEMIG.

Sendo assim, o medidor bidirecional volta a identificar o consumo de energia elétrica.

Normas para o medidor bidirecional

O medidor bidirecional precisa seguir uma série de regras determinadas pela ABNT.

Separamos os links para você que quer ver exatamente o que eles precisam ter para que possam ser comercializados e instalados em sistemas de micro geração:

Dúvidas com relação ao medidor bidirecional?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

O medidor bidirecional do sistema solar fotovoltaico é um dos seus principais principais. Sem ele seria impossível reduzir em quase 100% o valor da sua conta de energia, afinal, é ele que identifica quanta energia elétrica você mandou para a CEMIG.

Como não é um tema tão básico, se ainda permanecer com alguma dúvida, fale conosco!

Estamos disponíveis através do (31) 3032-2816 ou mesmo pelo email.

Se quiser passar por aqui, te mostramos todos os equipamentos funcionando ao vivo! Estamos na Avenida das Américas, 872, no Centro de Betim.

Nosso solar fotovoltaico está sempre disponível para você ver seu funcionamento na prática e comprovar que a energia solar não é um sonho distante, mas sim uma realidade possível!