O Solar fotovoltaico compensa?
01 fev 2021

Investimento em energia fotovoltaica5 min de leitura

Escrevemos essa publicação em Janeiro de 2021 e, nesse exato momento, o mundo dos investimentos está de ponta-cabeça já que a poupança está, na prática, dando prejuízo aos investidores devido à baixa histórica da taxa Selic. Se você acompanha nossas publicações deve se lembrar que falamos um pouco sobre a relação da Energia Fotovoltaica com a taxa Selic. Já naquela época falávamos sobre como o investimento em energia fotovoltaica é vantajoso em determinadas situações.

E uma das situações que mais favorecem o emprego de capital em geração de energia fotovoltaica é exatamente esta que estamos vivendo agora: uma taxa Selic minúscula e vários bancos oferecendo linhas de crédito especiais para aquisição de sistemas de produção de energia.

taxa selic 300x297 - Investimento em energia fotovoltaicaA baixa da Selic

Atualmente a taxa Selic gira em torno de 2% ao ano. Esse é um patamar super baixo e isso fica nítido quando comparamos com o valor de 5 anos atrás: algo em torno de 14% ao ano.

Se você ainda não entende bem do que se trata esse indicador, vamos dar uma relembrada:

A taxa Selic é a taxa básica de juros do país. Ela influencia todas as taxas de juros brasileiras, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e influi até no retorno de certas aplicações financeiras.

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa onde instituições financeiras podem comprar e vender títulos do Tesouro Nacional.

A oferta de crédito

Além da baixa da Selic, a oferta de crédito favorece o investimento em energia fotovoltaica pois quem sai ganhando com a concorrência dos bancos e das instituições financeiras é o consumidor.

Observadas separadamente, essas duas condições são propícias para a instalação de novos sistemas de energia fotovoltaica. Contudo, a primeira ainda contribui fortemente para que a segunda ocorra. Na prática, quanto menor for a taxa Selic, mais os bancos vão querer oferecer linhas de crédito.

Como investir em energia fotovoltaica

Quem decide aplicar em energia fotovoltaica, na teoria, precisa apenas comprar o equipamento e fazer a instalação. Entretanto, na prática as coisas são um pouco mais complexas, afinal, se não for um engenheiro eletricista, dificilmente vai saber quais os melhores módulos fotovoltaicos a serem comprados.

Ainda neste sentido, a pessoa precisa saber se o melhor a se fazer é instalar um sistema on grid ou se o sistema desconectado é mais vantajoso. Dependendo da escolha ele pode ter que escolher a bateria para o sistema fotovoltaico

Sem um responsável técnico também é impossível conseguir a aprovação da CEMIG para ter o sistema homologado e por aí vai…

Por isso a GREENVOLT se coloca à disposição em Betim e em toda a região metropolitana de BH para ajudar empresas e pessoas a investir em energia fotovoltaica sem ter que “bater cabeça” em um processo técnico e burocrático.

O retorno do investimento no sistema fotovoltaico

Agora vamos falar sobre o tema central de hoje: a viabilidade do investimento em energia fotovoltaica.

É um investimento financeiramente viável?
Em quanto tempo o investimento retorna?
Quanto tempo dura o sistema adquirido?

Os custos desses equipamentos estão cada vez mais baratos. Módulos, inversores, baterias, medidores bidirecionais, etc.

Tudo está cada vez mais acessível e, como já mencionamos diversas vezes, todos os bancos possuem linhas de crédito específicas para viabilizar o investimento em energia solar. Tudo isso facilita o retorno do investimento conforme vamos demonstrar.

É um investimento financeiramente viável?

solar fotovoltaico como investimento 300x169 - Investimento em energia fotovoltaicaPensar em viabilidade financeira é pensar nos custos iniciais investidos (capital inicial), os seus custos de manutenção e os rendimentos que ele pode gerar com o passar do tempo.

Quando se trata de energia fotovoltaica, temos um investimento inicial relativamente alto, é verdade.

O custo de manutenção pode ser desconsiderado de tão baixo. É praticamente nulo.

O rendimento que o sistema vai gerar pode ser calculado utilizando a própria conta da CEMIG. Se você gasta R$600 por mês, com um sistema fotovoltaico você deverá ter uma economia em torno de R$550 por mês. Depois de investir na instalação do fotovoltaico, provavelmente vai passar a pagar somente a tarifa mínima da CEMIG.

Levando em consideração a durabilidade do sistema, que gira em torno de 30 anos (SIM! Pelo menos 30 anos!), podemos assumir que o investimento em um sistema fotovoltaico é extremamente viável e financeiramente rentável.

Quer receber uma simulação com a sua conta de luz? Clique aqui!

Pronto para investir em energia fotovoltaica?

Você já sabia dessa viabilidade do investimento em sistemas fotovoltaicos? Além da viabilidade, é preciso levar em conta os benefícios do solar fotovoltaico e colocar tudo na balança.

Logo GreenVolt Hor 150 - Investimento em energia fotovoltaicaAo fim você deve perceber que cada dia que você passa sem produzir energia é um dia que você está rasgando dinheiro!

Para saber mais sobre a aquisição do solar fotovoltaico, entre em contato conosco!

Estamos sempre disponíveis através dos telefones, do email ou aqui no centro de Betim, na Avenida das Américas na altura do número 872, ok?

Nossa equipe está sempre pronta para sanar todas as suas questões e lhe ajudar a realizar esse investimento altamente rentável. Para saber um pouco mais do nosso histórico, vale acessar nosso perfil no Portal Solar.

Grande abraço e até a próxima!