fazenda solar betim - Fazenda solar - Tudo que você precisa saber para investir
01 Maio 2020

Fazenda solar – Tudo que você precisa saber para investir5 min de leitura

Fazenda solar é o nome que se dá aos empreendimentos que se dedicam à produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos com o intuito de vendê-la para empresas e usuários residenciais comuns.

Como assim?

Se não ficou claro, pode ficar tranquilo que a GREENVOLT vai te explicar “tim-tim por tim-tim” o que é uma fazenda solar, de onde veio esse termo, como anda o mercado de fazenda solar no Brasil, como você pode ganhar dinheiro ao investir em fazenda solar e como saber se você é o perfil ideal para investir em fazendas solares.

Como sempre, vamos começar do básico…

fazenda solar em minas 300x188 - Fazenda solar - Tudo que você precisa saber para investirO que é uma fazenda solar?

Fazenda solar é um local, normalmente no ambiente rural, usado para instalar um grande quantidade de módulos fotovoltaicos com o objetivo de gerar energia elétrica para vender.

É um tipo de investimento em que a pessoa dedica seu terreno à produção de eletricidade e tem ganhado cada vez mais força devido à inflação energética e à crescente demanda pela redução da conta de energia elétrica.

Áreas com cerca de 10 quikômetros quadrados já podem abrigar fazendas solares e gerar energia de forma barata e lucrativa. Normalmente, terrenos desta dimensão produzem cerca de 1 megawatt de potência.

Na data que escrevemos este artigo, em Maio de 2020, a maior fazenda solar do planeta é chamada de Parque Solar Bhadla e encontra-se na Índia. Com cerca de 40 quilômetros quadrados de painéis solares, ela tem a incrível capacidade de produção de 2,245 MW.

A história das fazendas solares

O termo fazenda solar surgiu por volta de 1990 na Alemanha quando fazendeiros começaram a aproveitar suas terras para, ao invés de plantar, produzir energia com painéis fotovoltaicos.

A energia produzida era vendida para as concessionárias uma vez que o governo à época incentivava a produção de energia limpa. Esses fazendeiros ficaram conhecidos como “fazendeiros solares”.

Aqui no Brasil, até hoje, a ideia ainda não decolou pois não é qualquer pessoa que pode gerar energia e vender para as distribuidoras.

Quem pode criar uma fazenda solar

Diferente da maior parte dos países, aqui no Brasil apenas empresas podem gerar energia e vender para a CEMIG. Usuários comuns se beneficiam da geração distribuída com o sistema de créditos energéticos.

fazendas solares 300x168 - Fazenda solar - Tudo que você precisa saber para investir

Por aqui, como não há uma definição clara sobre o que é e o que não é uma fazenda solar, o seja, o qual grande precisa ser um terreno ou quanta energia elétrica uma área precisa produzir para ser considerada uma fazenda solar, normalmente este tipo de empreendimento destinado à geração e venda de eletricidade é chamado de Usina Solar.

Hoje quem pode criar uma fazenda solar são apenas pessoas jurídicas e o processo de venda da energia elétrica não é uma coisa assim tão trivial.

Sozinho, um empresário provavelmente se complicará no labirinto que se forma quando a pessoa decide investir na construção de uma fazenda solar.

Aí é que entra a GREENVOLT!

Para implantar uma fazenda solar, é preciso instituir uma empresa e só esta empresa poderá vender a energia para a CEMIG.

O nosso trabalho por aqui é ajudar você nesta empreitada. Nós guiamos investidores no projeto, na aquisição, na instalação e, obviamente, na burocracia envolvida na construção da fazenda solar.

Onde construir uma fazenda solar

Quando observamos apenas a questão ambiental, a fazenda solar é um empreendimento ecologicamente correto quando construída em um local em que a terra não pode ser usada para o plantio ou em uma área onde há vegetação.

Regiões áridas e que já são contempladas pelas linhas de transmissão da CEMIG são locais ideais para receber fazendas solares.

Isso evita a remoção da vegetação original da região e também a implementação de novas linhas de transmissão para levar a energia produzida à CEMIG e, em última instância, aos usuários finais.

fazenda solar 300x266 - Fazenda solar - Tudo que você precisa saber para investirPor que é vantajoso investir em uma fazenda solar

A construção de fazendas solares é um investimento extremamente vantajoso.

EX-TRE-MA-MEN-TE VANTAJOSO!

Temos esta convicção pois além da inflação energética, que segue reduzindo o poder de compra dos mineiros e dos brasileiros em geral, uma usina solar consegue vender a energia produzida por um valor menor do que o preço praticado pela CEMIG.

O quilowatt da CEMIG chega nas casas e nas empresas por um valor alto e as fazendas solares conseguem reduzir esse custo de forma significativa. Em geral, a energia produzida numa fazenda solar chega para o consumidor com um valor até 20% mais barato.

Isso garante que, não só o investidor terá clientes interessados na energia produzida, como também o valor investido será recuperado de forma consistente pela fazenda solar.

Investir na lucratividade do efeito fotovoltaico é um investimento inteligente e a gente consegue te mostrar isso com números!

Quero construir uma fazenda solar. Por onde começo?

Logo Green Volt 240 - Fazenda solar - Tudo que você precisa saber para investirPara começar a implementar uma fazenda solar você pode começar a buscar informação junto à CEMIG mas o que nós recomendamos é que você conte com o suporte de uma empresa especializada neste tipo de empreendimento.

Como dissemos, este tipo de investimento não é trivial e o caminho conta com uma burocracia grande que, quando o investidor está sem suporte, pode acabar o desestimulando.

A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências, vive disso e se dedica inteiramente a esse universo. Você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas com relação às fazendas solares.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será uma honra te receber. Estamos na Avenida das Américas, à altura do número 872, no centro de Betim, em Minas Gerais.

Se preferir, utilize o email ou mesmo nosso telefone: (31) 3032-2816.