Energia solar fotovoltaica para empresas em Minas Gerais
03 jul 2019

Energia solar fotovoltaica: solução para redução da conta de energia em empresas e indústrias5 min de leitura

Hoje em dia todo mundo já sabe o que é energia solar fotovoltaica. Está tão em alta que não faltam matérias em revistas e em canais de televisão mostrando várias de suas aplicações em diversos locais no planeta.

Aqui no Brasil, um determinado setor da economia está aproveitando como ninguém as vantagens dos sistemas de energia solar fotovoltaica: a indústria.

Solar fotovoltaico na empresaSolar fotovoltaico para empresas e indústrias

Empresas de médio e de grande porte estão investindo na instalação de sistemas fotovoltaicos para geração da própria energia elétrica e os motivos que justificam este movimento são vários:

  • Redução dos custos do processo produtivo;
  • Independência energética;
  • Excelente retorno do investimento;
  • Farta disponibilidade de área para instalação do solar;
  • Valorização da infraestrutura.

Solar fotovoltaico para reduzir os custos da produção industrial

Em toda indústria o consumo de energia é elevado. Não existe nenhum processo produtivo grande que não consome eletricidade. Geralmente são máquinas que trabalham em redes de 380 volts, com grandes correntes e o consumo é inevitavelmente grande.

O consumo energético recebe ainda mais atenção em certos tipos de indústria onde ele representa uma grande parcela do custo da produção.

Na prática, isso significa que o preço do produto ou serviço prestado será maior e, em última análise, ele será pouco competitivo.

Solar fotovoltaico como forma de independência energética

A eletricidade é tão vital quanto a própria água para a humanidade. Toda e qualquer empresa depende da energia elétrica para funcionar.

Solar fotovoltaico como forma de independência energética

Ficar sem energia elétrica não é algo tão raro no período mais chuvoso do ano e sem eletricidade, a conexão com a Internet não funciona na empresa. Sem eletricidade, vários aparelhos telefônicos também provavelmente deixarão de funcionar. Sem eletricidade nem o interfone toca!

Pensando nisso, os empresários têm visto os sistemas de geração de energia fotovoltaica como uma solução interessantíssima, afinal, cada minuto sem energia elétrica numa cadeia de produção pode significar milhares ou mesmo milhões de reais de prejuízo.

Solar fotovoltaico como investimentoSolar fotovoltaico como investimento

Há quem não se preocupe com a eletricidade em si. Existe empresário que está bem com a energia da CEMIG, não se entusiasma com a ideia de reduzir os custos do funcionamento da empresa através da produção de energia.

Entretanto, esse mesmo empresário provavelmente está investindo seu dinheiro na empresa para obter retorno dentro de algum tempo.

Se de um lado você tem o rendimento da poupança girando em torno de 6% ao ano, o retorno do investimento na compra de um sistema fotovoltaico gira em torno de 30% ao ano!

Isso mesmo! 30% de rendimento ao ano!

Isso significa que se o custo do seu solar fotovoltaico ficar em torno de R$60000, você provavelmente economizará mais de R$20000 por ano. Não existe um investimento melhor com tanta segurança!

Solar fotovoltaico em todo o galpão da empresa

Grandes empresas normalmente possuem grandes áreas disponíveis e, aliado a estes outros motivos que citamos, o empresário tem “a faca e o queijo na mão”.

Solar fotovoltaico na indústria

A criatividade já não se faz necessária quando o local da instalação é repleto de telhado livre para receber os módulos solares.

Sem precisar da criatividade, os módulos podem ficar no telhado do galpão. Mas se quiser aproveitar ainda mais o sistema fotovoltaico, pode-se utilizar os módulos como cobertura para o estacionamento da empresa.

Assim você produz energia, reduz os custos da produção, investe de forma inteligente e com retorno certo e, como se não bastasse, ainda oferece um estacionamento coberto para o seus colaboradores.

O solar fotovoltaico valoriza instantaneamente o imóvel

Se a pintura do local pode melhorar o aspecto visual e incrementar o valor de venda do local dentro de alguns dias, o solar faz isso em fração de segundos.

Somente por ter a capacidade de produzir a própria energia o imóvel já se valoriza diante dos olhos do comprador. Quer saber o porquê?

Ora! Por tudo isso que descrevemos acima! É um imóvel mais independente, que funciona mesmo sem energia da CEMIG, que possibilita uma economia mensal no gasto com a energia elétrica, que possui um enorme estacionamento coberto, etc.

Que tipo de empresa pode ter o solar fotovoltaico?

Absolutamente todas as empresas podem contar com o sistema de produção de energia elétrica a partir do sol.

O solar fotovoltaico pode ser instalado em qualquer local. Se quiser saber mais sobre o processo de aquisição deste tipo de sistema, acesse: Como funciona a aquisição do solar fotovoltaico.

GreenVolt Energia Solar FotovoltaicaPor não ser um sistema trivial, você pode ter alguma dúvida com relação à instalação, à aquisição ou ainda sobre a parte burocrática com a CEMIG.

Se precisar, fale conosco! Estamos sempre disponíveis através do (31) 3032-2816 ou do (31) 99988-2771.

Caso você seja como nós, daqueles que preferem conversar olhando nos olhos, fique à vontade para passar por aqui!

Estamos na Avenida das Américas, 872, aqui no centro de Betim. Nossa equipe está sempre pronta para sanar todas as suas questões e lhe ajudar a identificar qual a melhor solução energética para que a sua empresa consiga aproveitar os benefícios de conseguir produzir a própria energia elétrica.