Energia solar fotovoltaica: mitos e verdades
02 jun 2019

Energia solar fotovoltaica: mitos e verdades10 min de leitura

Com a popularização dos sistemas de produção de energia baseados no efeito fotovoltaico, as pessoas estão cada vez mais susceptíveis aos mitos e à falta de informação a respeito dessa tecnologia. Por isso hoje resolvemos escrever um pouco sobre os mitos e verdades desse extenso universo da energia solar fotovoltaica.

Numa época em que até as eleições presidenciais estão sujeitas às notícias falsas, a GREENVOLT vem esclarecer todas as principais questões que precisam ser confirmadas para sair dessa, muitas vezes, ofuscada região entre o fato e o fake.

1 – Sistemas fotovoltaicos são muito caros

MITO!

Estas questões que envolvem adjetivos como “bom”, “caro” e “barato” carregam uma grande carga de subjetividade. Dito isso, podemos analisar o custo, o benefício e principalmente a economia proporcionada por este tipo de sistema. Depois de colocar tudo na ponta do lápis fica claro o enorme benefício do investimento.

Na prática, a ideia de que o sistema fotovoltaico é caro não se sustenta pois, de acordo com a forma de pagamento, na maior parte das vezes a economia na conta de luz já é suficiente para pagar a aquisição.

Vamos repetir pois não custa…

A economia na conta de luz já é suficiente para pagar o sistema fotovoltaico.

Se você pensar que esses benefícios podem durar mais de duas décadas, fica ainda mais evidente que o seu custo não é um empecilho para fazer o investimento.

Como se não bastasse, nos dias de hoje é comum ver linhas de crédito especiais para a compra de sistemas de energia fotovoltaica.

É possível encontrar até consórcios para a aquisição deste tipo de equipamento!

2 – Os painéis fotovoltaicos geram energia até durante a noite

MITO!

fotovoltaico a noite 300x225 - Energia solar fotovoltaica: mitos e verdades

Durante o período noturno o sistema não gera energia. Apesar de parecer óbvio, até por se tratar de um sistema de “energia solar”, muita gente acredita em notícias falsas que dizem o contrário.

Em locais onde não há conexão com a rede (da CEMIG, por exemplo), é preciso conectar o sistema a um conjunto de baterias e, com elas, passar pelas noites sem falta eletricidade.

Esse é o funcionamento padrão do sistema de energia solar fotovoltaica. Veja nossa página onde mostramos como funciona esse processo.

Quando existe conexão com a rede da companhia energética, as baterias podem ser dispensadas, afinal, durante a noite pode-se consumir a energia elétrica da CEMIG e durante o dia consumir aquilo que é produzido pela radiação solar.

Um dos benefícios de contar com as baterias é caminhar em direção à autossuficiência energética, uma espécie de “independência” da CEMIG.

Se para você não parece fazer sentido, lembre-se que tivemos racionamento de energia elétrica na história recente do país.

3 – É possível instalar o sistema fotovoltaico sozinho

MITO!

O acompanhamento de uma empresa especializada em sistemas de geração de energia fotovoltaica é fundamental para que tudo corra bem.

Não se trata “apenas” de uma questão de segurança.

O fato é que é obrigatório elaborar um projeto e apresentá-lo à concessionária de energia. Além disso, é importante analisar as melhores possibilidades para a instalação: o local das placas, seu posicionamento com relação ao sol, etc.

Como se não bastasse, somente engenheiros e eletrotécnicos podem realizar os trâmites necessários para obter a autorização junto à distribuidora de energia para realizar a ligação do sistema fotovoltaico à rede.

Não precisamos nem falar das vantagens da experiência para realizar este tipo de trabalho que normalmente envolve locais altos e eletricidade, certo?

4 – A vida útil do solar fotovoltaico pode ultrapassar 30 anos

VERDADE!

energia solar fotovoltaica 300x225 - Energia solar fotovoltaica: mitos e verdades

A maior parte das placas fotovoltaicas comercializadas na atualidade conseguem gerar energia por décadas. Muitas vezes passam mais de 30 anos trabalhando sem apresentar nenhum problema.

Na realidade, dificilmente elas apresentarão problemas. A questão que normalmente se impõe é a queda da sua capacidade de geração de energia.

Com o passar do tempo, dos anos, os módulos tendem a apresentar uma queda na sua eficiência energética mas esta queda só passa a ser percebida com pelo menos vinte anos.

Os fabricantes normalmente garantem uma vida útil de 25 anos com um funcionamento de, no mínimo, 80% de eficiência.

5 – Não se pode desinstalar um sistema fotovoltaico

MITO!

Aparentemente este tipo de informação foi repassada através das redes sociais e do WhatsApp. O fato é que é uma notícia absolutamente falsa.

Depois de instalar o sistema, se o usuário quiser, é possível desinstalar as placas e o sistema fotovoltaico como um todo.

Este mesmo sistema pode ser usado para produzir energia em outro local sem nenhum problema.

Obviamente que todo o processo burocrático que envolve o projeto e a instalação, além da análise do posicionamento dos módulos, precisará ser revisto para garantir que o sistema se adeque às necessidades do novo local.

Se desejar, você pode mudar e levar o sistema fotovoltaico!

6 – O sistema fotovoltaico não produz eletricidade em dias nublados

MITO!

Ao contrário do que acredita o senso comum, o sistema não precisa de um dia absolutamente ensolarado para produzir energia elétrica. Ele consegue produzir ainda que o sol esteja encoberto por nuvens.

Obviamente a quantidade de energia produzida vai variar de acordo com a intensidade da incidência solar, contudo, ainda em dias nublados o solar permanecerá trabalhando para o seu bolso.

Até em dias claros com chuva o solar vai produzir certa quantidade de energia elétrica.

7 – O painel fotovoltaico produz eletricidade sozinho

MITO!

modulo fotovoltaico 300x152 - Energia solar fotovoltaica: mitos e verdadesO painel é apenas um dos componentes do sistema fotovoltaico.

Conforme já dissemos em outras publicações, para que haja a produção de energia, é preciso contar com um ou mais painéis fotovoltaicos, um inversor e mais alguns outros componentes sobre os quais falaremos em textos futuros.

Os painéis produzem eletricidade no formato de corrente contínua. Este tipo de corrente não pode ser aproveitado por praticamente nada que esteja numa casa ou numa empresa.

Para utilizarmos esta corrente para energizar nossos eletrodomésticos e a maior parte da maquinaria de uma emrpesa, é necessário fazer sua conversão para a chamada “corrente alternada”. Para tanto, precisamos contar com um componente chamado “inversor de frequência”.

Logo, somente a placa fotovoltaica não consegue produzir eletricidade para abastecer uma casa ou uma empresa.

8 – O uso do sistema de energia solar fotovoltaico isenta o contrato com a concessionária de energia

MITO!

Sistemas ditos “grid tie”, ou seja, acoplados à rede de energia, é recomendado para imóveis na área urbana, pois permite a geração de créditos para a concessionária. Desta forma, o usuário não sobrecarrega o sistema. Contudo, na falta desses créditos, é interessante contar com outra fonte de energia.

Sistemas completamente desconectados da rede elétrica, os ditos sistemas “grid off”, normalmente só são implementados em imóveis localizados em áreas mais afastadas.

A conexão com a concessionária de energia é interessante e na maior parte das vezes necessária.

9 – A utilização da energia solar é imediata

MITO!

Para sistemas isolados da rede (grid off), o sistema pode ser utilizado em até três dias. Contudo, sistemas conectados à rede (grid tie), podem ter que aguardar até 120 dias.

Esse prazo é longo pois, além da autorização da CEMIG, ainda existe o prazo de instalação do medidor que calcula o uso e geração dos créditos

Não se compra um sistema fotovoltaico para uma ocasião no dia seguinte!

10 – O sistema de energia fotovoltaica aumenta o valor do imóvel

VERDADE!

energia fotovoltaica betim preço 300x225 - Energia solar fotovoltaica: mitos e verdadesA instalação de um sistema de energia fotovoltaica significa que a conta de luz do imóvel virá praticamente com um valor simbólico.

Além disso, o nível de independência da CEMIG atingido quando você possui um solar fotovoltaico é inegável. Isso acaba trazendo uma confiabilidade enorme para o imóvel, o que pode ser vital, dependendo do que se pretende realizar ali.

Caso seja um imóvel comercial, o sistema fotovoltaico é ainda mais valorizado!

Quem compra um imóvel entende e paga mais caro por construções com este tipo de solução energética.

11 – A conta de energia passa a vir zerada

MITO!

A CEMIG, aqui em Minas Gerais, bem como todas as outras companhias energéticas, cobram uma taxa mínima e por isso a conta de luz nunca vem zerada.

É preciso deixar isso bem claro pois, apesar de conseguir reduzir a conta em mais de 95%, o valor da conta nunca será igual a zero.

Apesar disso, se sua conta vinha em torno de R$1000 e passou a vir aproximadamente R$50, provavelmente você vai considerar que não paga energia mais, não é mesmo?

Não zera a conta mas é quase isso!

12 – A produção de energia elétrica para no inverno

MITO!

Conforme explicamos no nosso texto onde falamos sobre o efeito fotovoltaico, a geração de energia não se dá pelo calor mas pela radiação solar.

Por isso, não importa se os fótons estão atingindo os módulos sob uma temperatura de 10 graus Celsius ou sob uma temperatura de 40 graus Celsius.

As placas continuam a produzir energia mesmo nos dias frios!

13 – O sistema fotovoltaico requer manutenção constante

MITO!

Se o seu sistema for instalado corretamente, o máximo que será necessário é fazer um rápido checkup anual para se certificar de que está tudo normal, assim como você faz com a parte elétrica da sua casa, por exemplo.

Para além dessa verificação, uma limpeza nas placas pode se fazer necessária de tempos em tempos.

Normalmente a própria chuva consegue fazer a limpeza dos painéis.

14 – O sistema fotovoltaico é barulhento

MITO!

Diferentemente dos geradores de energia que funcionam queimando combustíveis, o sistema fotovoltaico não envolve nenhum processo mecânico e por isso não produz nenhum tipo de ruído.

O efeito fotovoltaico não produz nenhum tipo de poluição, nem sonora!

15 – Os painéis do sistema fotovoltaico são frágeis

MITO!

resistencia dos paineis fotovoltaicos 300x169 - Energia solar fotovoltaica: mitos e verdadesOs módulos que compõem estes painéis são feitos para suportar até as mais pesadas chuvas. Ainda que caia granizo dos céus, o solar fotovoltaico deverá permanecer funcionando.

Obviamente que ele não é imune à queda de árvores e outras situações do gênero mas podemos lhe assegurar que são placas super resistentes e que são projetadas para ficar na parte externa das construções.

O sistema não suporta o impacto da queda de uma árvore mas enquanto estiver chovendo água e granizo você pode ficar tranquilo que o sistema seguirá firme!

Mitos e verdades da energia solar fotovoltaica

E então, gostou de conhecer estes mitos e verdades sobre o solar fotovoltaico? Já sabia de todos ou descobriu alguma novidade? Aprendeu algo inesperado?

O objetivo deste tipo de publicação é desmistificar o setor energético e eliminar fake news, boatos, mitos e mentiras que circulam tão rapidamente com os meios de comunicação atuais.

Conhecer a verdade sobre a energia solar fotovoltaica e compartilhar este tipo de conhecimento é obrigação de todos que se preocupam com a economia e com o meio ambiente.

Se ainda tiver alguma dúvida, fale conosco! A GREENVOLT projeta e executa a instalação de sistemas fotovoltaicos em todo o território nacional e está sempre à sua disposição! Você também pode saber mais sobre a geração de energia com sistemas fotovoltaicos nesta página do site da CEMIG.

Se quiser passar por aqui, será um prazer te receber e esclarecer suas dúvidas. Estamos na Avenida das Américas, na altura do número 872, centro de Betim, Minas Gerais. Se preferir, utilize o email ou nosso telefone.