Energia fotovoltaica e Taxa Selic. Como esses dois universos se encontram?

A ideia de instalar o solar fotovoltaico em empresas sempre atravessa um crivo relacionado ao retorno do investimento. Por isso, sempre estamos por dentro da Selic e de alguns outros indicadores.

Indústrias e empresas em geral já conhecem essa relação, mas via de regra o cidadão comum não entende bem como a Taxa Selic influencia na rentabilidade do solar fotovoltaico ou mesmo como ele pesa na decisão de instalar ou não esse sistema de geração distribuída.

Para jogar luz sobre o assunto, hoje vamos conversar um pouco sobre a forma como esses dois mundos se permeiam e te mostrar, “tim-tim por tim-tim”, por que a Taxa Selic tem influenciado pessoas e empresas para executarem a instalação do solar fotovoltaico.

Sistema fotovoltaico

Antes de mais nada, vamos destacar que o sistema fotovoltaico é um conjunto de equipamentos que tem como objetivo produzir energia elétrica e, consequentemente, o torna independente da CEMIG.

Solar fotovoltaico na empresaClientes comuns, pessoas físicas, normalmente podem se questionar se realmente vale a pena instalar um sistema para reduzir a conta da CEMIG haja vista que o valor da sua conta dificilmente ultrapassa os R$100. Contudo, é nítido que esse tipo de sistema se torna excepcionalmente vantajoso em empresas e indústrias cujos montantes mensais pagos à CEMIG ultrapassam facilmente os quatro dígitos.

É mais vantajoso para empresas devido ao esquema de créditos energéticos, devido à tarifa mínima da CEMIG e por vários outros fatores.

Sem mais delongas, para quem não entende como esse sistema funciona, vamos direto ao ponto:

O sistema fotovoltaico é composto basicamente por três componentes principais:

  1. Módulos fotovoltaicos;
  2. Medidor bidirecional para sistema solar fotovoltaico;
  3. O inversor do solar fotovoltaico.

Com esses itens, o sistema fotovoltaico capta a luz do sol e produz eletricidade de forma limpa e gratuita.

Taxa Selic

Agora vamos tratar do outro universo: a Taxa Selic…

Taxa Selic

A Selic é famosa no mundo dos investimentos, sempre figura nas manchetes de jornais, é fundamental na economia do país e, como você vai ver mais adiante, afeta de forma contundente a sua vida.

Selic, é uma sigla para o Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um programa no qual os títulos do Tesouro Nacional são comercializados todos os dias. Apenas o Banco Central e instituições financeiras podem comprar e vender títulos neste programa.

Falamos da Selic e agora chegamos ao ponto: a Taxa Selic.

Taxa Selic é a tarifa básica de juros que vigora no Brasil. Essencialmente, ela afeta todas as outras taxas de juros no país, incluindo aquelas cobradas em empréstimos e financiamentos.

A relação da Taxa Selic e o Solar Fotovoltaico

Se você ainda não identificou a relação entre a Taxa Selic e o retorno do investimento do solar fotovoltaico, vem com a gente…

A Taxa Selic atualmente, em Setembro de 2020, está em torno de 0,18% ao mês. Esse é um patamar extremamente baixo haja vista o histórico da Selic nos últimos anos.

Com a Selic baixa, o rendimento do dinheiro na caderneta de poupança passa a render menos. Como estamos falando de um valor muito, mas muito baixo, o rendimento da poupança não consegue suprir nem as perdas que esse montante tem devido à inflação.

Por isso é possível dizer que a poupança tem dado prejuízo!

Além de perder dinheiro quando poupa, empresas e consumidores também tem assistido há anos os reajustes consecutivos da conta da CEMIG. A cada ano que passa a energia elétrica está mais e mais cara.

Ao contrário da Selic, o preço da energia elétrica tem superado com folga os reajustes promovidos pela inflação. É o que chamamos de inflação energética.

Custo da energia elétricaO cenário desenhado não requer nenhum tipo de especialista financeiro para demonstrar que esse é um excelente momento para investir em um sistema de geração de energia elétrica, afinal, poupar nunca esteve tão desvantajoso.

Instalando o sistema fotovoltaico, o investimento retorna em alguns anos e daí em diante toda a economia pode ser considerada lucro já que será um valor livre a mais todos os meses durante toda a vida útil do solar.

Em tempos de baixa na Taxa Selic, o sistema fotovoltaico é naturalmente um bom investimento. Quando a inflação energética galopa, esse investimento se mostra ainda mais rentável.

Vai investir ou vai continuar a perder dinheiro?

Investindo em energia solar, além do retorno financeiro, você terá a redução da sua conta de energia, ficará livre da inflação energética, conseguirá também sua liberdade energética, sua empresa poderá baratear o processo produtivo, como pessoa física poderá baratear o custo de vida, valorizará seu imóvel de forma instantânea, contribuirá para a geração de energia ecologicamente correta, etc.

São vários benefícios que a energia fotovoltaica pode trazer e você precisa parar e colocar na ponta do lápis para confirmá-los.

Atualmente existem diferentes formas de financiar um solar fotovoltaico e a economia proporcionada pelo próprio sistema consegue pagar as mensalidades, ou seja, não tem desculpa!

A Taxa Selic e o solar fotovoltaico precisam entrar imediatamente no seu radar para que você não perca essa oportunidade. Se quiser saber mais sobre o processo de aquisição deste tipo de sistema, acesse: Como funciona a aquisição do solar fotovoltaico.

Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no InstagramYoutube ou Linkedin.

Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245

Compartilhar

Posts relacionados