Efeito Joule
03 ago 2019

O Efeito Joule, ou Efeito Térmico – Como ele faz o país perder energia e dinheiro4 min de leitura

O Efeito Joule é mais conhecido nas escolas de ensino médio do que na sociedade em geral pois grande parte da população já esqueceu do que se trata… Hoje vamos falar dele para reafirmar uma das grandes vantagens da geração distribuída.

Você sabe o que é esse tal Efeito Joule?
Como ver esse fenômeno na prática?
Conhece os benefícios do Efeito Joule?
Por que ele é tão ruim para a transmissão de energia?
Porque ele é um dos motivos que fazem da energia fotovoltaica uma solução tão interessante?

Essas e outras questões sobre o Fenômeno Joule você vai ver aqui, no Blog da GreenVolt. Vamos lá?

Efeito JouleO Efeito Joule

Chegamos no Efeito Joule depois de falar um pouco sobre a geração distribuída e seus benefícios.

Na realidade, falamos sobre um dos problemas da geração centralizada, aquela onde grandes empresas são responsáveis pela geração, transmissão e comercialização da eletricidade que nossas casas e empresas consomem.

Naquela publicação, lembramos que, além de uma série de outros efeitos colaterais, a geração centralizada de energia, essa que inclui toda a atividade da CEMIG e outras concessionárias do setor energético, tinha uma porcentagem de perda técnica inerente à geração e à transmissão.

Definição de Efeito Joule

O conceito de Efeito Joule é o seguinte:

O Efeito Joule é a vibração das moléculas do condutor causada pelo choque das partículas eletricamente carregadas ao se movimentarem.

Em outras palavras, esse fenômeno físico é resultado da “colisão da corrente elétrica” com as paredes de um material condutor.

Se a corrente elétrica é resultado de movimentação de ânions, cátions ou elétrons livres, estas partículas em movimento acabam colidindo com as moléculas do condutor que se encontra em repouso. A este efeito, responsável pelo aquecimento do condutor, dá-se o nome Efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889).

Como ele sempre gera o aquecimento do material condutor, também é chamado de Efeito Térmico.

Efeito Joule no chuveiro elétricoComo o Efeito Térmico pode ser observado

Existem diversas formas de observar o Efeito Joule. Uma bem simples de checar é o funcionamento de um chuveiro residencial.

Ele é baseado neste fenômeno! O componente que aquece a água chama-se resistor, comumente chamado de “resistência”.

A resistência do chuveiro nada mais é do que um componente que aquece com a passagem da eletricidade!

Benefícios do Efeito Térmico

Hoje em dia temos, ou tivemos (já que vários destes dispositivos já podem ser substituídos por novas tecnologias), vários equipamentos que funcionam baseados no Efeito Joule.

Além do chuveiro elétrico que já citamos, podemos aproveitar o Efeito Térmico nos ferros de passar roupas, nos aquecedores elétricos, nos soldadores elétricos, nos secador de mãos, nos fogões elétricos, nos fornos elétricos, nas lâmpadas incandescentes, nos fusíveis, nos disjuntores elétricos, etc.

Todos estes equipamentos funcionam com a alteração da temperatura de um material com a aplicação da eletricidade.

Efeito Joule na transmissão de energiaDesvantagens do Efeito Joule

Se um chuveiro elétrico consome muita energia, se a lâmpada incandescente consome muita energia, se o ferro de passar roupa consome muita energia, imagine o consumo das enormes redes de transmissão de energia responsáveis por levar a eletricidade da usina até a sua casa ou sua empresa…

Apesar de poder usar o Efeito Térmico em uma série de aplicações, quando se trata de transmissão de energia, esse desperdício é imposto ao consumidor e é chamado de “perda técnica”.

Como se livrar do prejuízo do Efeito Joule

Energia solar fotovoltaicaPara reduzir o desperdício de energia com o Efeito Térmico, nossa recomendação é que você conheça os sistemas de geração distribuída.

Mais especificamente, atente-se à energia fotovoltaica: uma forma de produzir energia no local do consumo.

Se você quer reduzir o consumo da sua casa, conte com kits de energia fotovoltaica residencial.

Se seu objetivo é reduzir o consumo energético da sua empresa, conte com sistemas fotovoltaicos para empresas.

É possível reduzir em até 98% o valor da sua conta de energia além de vários outros benefícios proporcionados pelo solar fotovoltaico.

Alguma dúvida com relação ao Efeito Joule?

Fale com a gente! Trabalhamos com energia fotovoltaica há vários anos e estamos familiarizados com tudo que envolve o consumo de energia, sua geração e sua transmissão.

Hoje em dia é fácil financiar um sistema solar e se livrar do Efeito Térmico, da inflação energética e de vários outros pontos fracos da geração centralizada. E o melhor: você pode ter o solar pago com a economia que ele mesmo lhe proporciona.

GreenVolt Energia Solar FotovoltaicaSe tiver alguma dúvida, fale conosco! Estamos sempre disponíveis através do (31) 3032-2816 ou do (31) 99988-2771.

Se preferir conversar pessoalmente, passe por aqui. Estamos na Avenida das Américas, 872, no centro de Betim.

Nossa equipe está sempre à sua disposição para sanar suas questões e lhe ajudar a identificar qual a melhor solução energética para você.