Diferenças entre o solar on grid e o solar off grid
01 mar 2021

Diferenças entre o solar on grid e o solar off grid4 min de leitura

Como é um tema que envolve muitos nomes e acaba gerando uma confusão entre aqueles que não vivenciam esse universo fotovoltaico, hoje vamos conversar sobre as principais diferenças entre o solar on grid e o solar off grid. Você vai ver na prática e de forma simples o que diferencia o sistema fotovoltaico conectado do sistema fotovoltaico isolado.

Trabalhamos com energia solar fotovoltaica há anos e já instalamos todo tipo de sistema no país, tanto on grid quanto off grid. Obviamente é preciso um estudo do local, da rotina dos usuários, do ambiente que vai receber o sistema e de diversos outros fatores para determinar se instalamos o solar conectado ou se instalamos o sistema isolado.

O solar fotovoltaico

solar fotovoltaico na empresa 300x169 - Diferenças entre o solar on grid e o solar off gridO conceito de sistema fotovoltaico é simples: é um sistema composto de algumas peças fundamentais que, juntas, conseguem produzir eletricidade a partir da luz solar. Em outras palavras, é um sistema que consegue tirar proveito do efeito fotovoltaico para alimentar equipamentos elétricos.

Cada tipo de sistema conta com componentes específicos e isso a gente vê a seguir.

Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos:

  • solar on grid, também chamado de “solar ligado à rede”;
  • solar off grid, também conhecido como “solar desconectado da rede”.

Para não deixar sem menção, existem ainda os sistemas híbridos, que são essencialmente a união destes dois tipos de sistema, mas como são extremamente raros, normalmente resumimos nossas explicações apenas entre os dois mais comuns.

Diferenças entre o solar on grid e off grid

solar fotovoltaico on grid 300x169 - Diferenças entre o solar on grid e o solar off gridComo o próprio nome sugere, o solar fotovoltaico on grid é conectado à rede da CEMIG. Isso significa que, se acabar a luz do seu bairro, ainda que você tenha este tipo de instalação você também ficará sem energia em casa.

Na prática isso acontece porque no solar ligado à rede normalmente não possui uma reserva de eletricidade local, como é o caso dos sistemas isolados e híbridos.

Uma outra diferença entre os tipos de sistemas fotovoltaicos é a questão da conta de luz. Em sistemas conectados à rede da CEMIG, a conta de energia segue normal a não ser pelo fato de que o valor da conta já vem com a dedução de todos os seus créditos energéticos.

Por outro lado, quando o sistema fotovoltaico é desconectado da rede, ou seja, off grid, não existe nem a conta de luz!

Isso mesmo que você leu!

solar fotovoltaico isolado 300x169 - Diferenças entre o solar on grid e o solar off gridO nome não é à toa! O solar desconectado da rede funciona de forma completamente autônoma, sem a necessidade sequer de estar em uma região com iluminação pública. São sistemas ideais para regiões remotas, pontos distantes em que a eletricidade da CEMIG não chega.

Quando comparamos o solar off grid com o solar on grid, dentre todas as diferenças, a que mais salta aos olhos é a composição de cada um dos sistemas devido à presença das baterias fotovoltaicas. Elas mudam completamente o formato do sistema, a forma como ele trabalha e os custos envolvidos na geração de energia.

Muita gente pensa que um solar com baterias é mais barato, mas é preciso, como sempre, colocar as coisas na ponta do lápis para saber se, no seu caso, o uso das baterias solares realmente é vantajoso economicamente e de fato recomendável.

sistema solar fotovoltaico isolado 300x169 - Diferenças entre o solar on grid e o solar off gridNa maior parte dos casos, os solares são conectados à rede da CEMIG e a unidade consumidora pode desfrutar dos benefícios do sistema de créditos de energia. Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa publicação sobre os créditos energéticos.

Esse banco de baterias que servem de reserva energética para consumidores desconectados da rede, constituem, na realidade, um “elo fraco” no solar pois o torna mais oneroso e mais dependente de manutenção.

Dentre todos os componentes, as baterias representam o “gargalo tecnológico” dos sistemas fotovoltaicos pois a sua autonomia ainda não chegou ao que precisamos nem mesmo sua vida útil.

Dúvidas quanto às diferenças entre os sistemas grid tie e off grid?

Logo Green Volt 240 - Diferenças entre o solar on grid e o solar off grid

Grid tie, on grid, conectado à rede, ou simplesmente solar fotovoltaico “normal” é o sistema comum, sem reservas energéticas, e que faz uso da eletricidade da CEMIG durante os períodos em que o consumo está maior que a produção de energia (à noite, por exemplo).

Já o sistema off grid, isolado ou desconectado da rede é o solar fotovoltaico que conta com um banco de baterias potentes o suficiente para prover eletricidade para a unidade consumidora por um período de tempo determinado, que pode ser cerca de 24h ou uma certa quantidade de dias.

Se você tem alguma dúvida com relação aos sistemas, fale conosco!

A GREENVOLT é especializada em energia fotovoltaica para empresas e para residências, vive disso e se dedica inteiramente a esse universo. Por isso você pode contar com a nossa equipe para sanar todas as suas dúvidas.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, será um prazer te receber. Estamos na Avenida das Américas, no número 872, aqui no centro de Betim, MG. Grande abraço e até a próxima!