Como é um tema que envolve muitos nomes e acaba gerando uma confusão entre aqueles que não vivenciam esse universo fotovoltaico, hoje vamos conversar sobre as principais diferenças entre o solar on grid e o solar off grid. Você vai ver na prática e de forma simples o que diferencia o sistema fotovoltaico conectado do sistema fotovoltaico isolado.
Trabalhamos com energia solar fotovoltaica há anos e já instalamos todo tipo de sistema no país, tanto on grid quanto off grid. Obviamente é preciso um estudo do local, da rotina dos usuários, do ambiente que vai receber o sistema e de diversos outros fatores para determinar se instalamos o solar conectado ou se instalamos o sistema isolado.
O solar fotovoltaico
O conceito de sistema fotovoltaico é simples: é um sistema composto de algumas peças fundamentais que, juntas, conseguem produzir eletricidade a partir da luz solar. Em outras palavras, é um sistema que consegue tirar proveito do efeito fotovoltaico para alimentar equipamentos elétricos.
Cada tipo de sistema conta com componentes específicos e isso a gente vê a seguir.
Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos:
- solar on grid, também chamado de “solar ligado à rede”;
- solar off grid, também conhecido como “solar desconectado da rede”.
Para não deixar sem menção, existem ainda os sistemas híbridos, que são essencialmente a união destes dois tipos de sistema, mas como são extremamente raros, normalmente resumimos nossas explicações apenas entre os dois mais comuns.
Diferenças entre o solar on grid e off grid
Como o próprio nome sugere, o solar fotovoltaico on grid é conectado à rede da CEMIG. Isso significa que, se acabar a luz do seu bairro, ainda que você tenha este tipo de instalação você também ficará sem energia em casa.
Na prática isso acontece porque no solar ligado à rede normalmente não possui uma reserva de eletricidade local, como é o caso dos sistemas isolados e híbridos.
Uma outra diferença entre os tipos de sistemas fotovoltaicos é a questão da conta de luz. Em sistemas conectados à rede da CEMIG, a conta de energia segue normal a não ser pelo fato de que o valor da conta já vem com a dedução de todos os seus créditos energéticos.
Por outro lado, quando o sistema fotovoltaico é desconectado da rede, ou seja, off grid, não existe nem a conta de luz!
Isso mesmo que você leu!
O nome não é à toa! O solar desconectado da rede funciona de forma completamente autônoma, sem a necessidade sequer de estar em uma região com iluminação pública. São sistemas ideais para regiões remotas, pontos distantes em que a eletricidade da CEMIG não chega.
Quando comparamos o solar off grid com o solar on grid, dentre todas as diferenças, a que mais salta aos olhos é a composição de cada um dos sistemas devido à presença das baterias fotovoltaicas. Elas mudam completamente o formato do sistema, a forma como ele trabalha e os custos envolvidos na geração de energia.
Muita gente pensa que um solar com baterias é mais barato, mas é preciso, como sempre, colocar as coisas na ponta do lápis para saber se, no seu caso, o uso das baterias solares realmente é vantajoso economicamente e de fato recomendável.
Na maior parte dos casos, os solares são conectados à rede da CEMIG e a unidade consumidora pode desfrutar dos benefícios do sistema de créditos de energia. Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa publicação sobre os créditos energéticos.
Esse banco de baterias que servem de reserva energética para consumidores desconectados da rede, constituem, na realidade, um “elo fraco” no solar pois o torna mais oneroso e mais dependente de manutenção.
Dentre todos os componentes, as baterias representam o “gargalo tecnológico” dos sistemas fotovoltaicos pois a sua autonomia ainda não chegou ao que precisamos nem mesmo sua vida útil.
Dúvidas quanto às diferenças entre os sistemas grid tie e off grid?
Grid tie, on grid, conectado à rede, ou simplesmente solar fotovoltaico “normal” é o sistema comum, sem reservas energéticas, e que faz uso da eletricidade da CEMIG durante os períodos em que o consumo está maior que a produção de energia (à noite, por exemplo).
Já o sistema off grid, isolado ou desconectado da rede é o solar fotovoltaico que conta com um banco de baterias potentes o suficiente para prover eletricidade para a unidade consumidora por um período de tempo determinado, que pode ser cerca de 24h ou uma certa quantidade de dias.
Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no Instagram, Youtube ou Linkedin.
Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245