Créditos energéticos
01 jul 2021

Dicas para gastar menos energia6 min de leitura

Como a matriz energética do Brasil é fortemente dependente do volume de chuva pois ela é responsável pela manutenção do nível dos reservatório das hidrelétricas.

Com uma crise hídrica se aproximando, os governos acabam repassando os custos do acionamento de termelétricas e da importação de energia de outros países da América do Sul para os consumidores que, por sua vez, já estão cansados de ver aumentos consecutivos por diversos outros motivos.

Dessa vez a coisa parece ser séria e a bandeira vermelha criada há algum tempo já não é suficiente para cobrir a escalada dos preços. Por isso, hoje nós vamos listar algumas dicas para gastar menos energia e passar “bem” pela crise energética que já aponta na esquina.

O consumo de energia e a qualidade de vida

Seria fácil gastar menos energia desligando todos os aparelhos elétricos e passando o mês pagando apenas a tarifa mínima da CEMIG. Contudo, não se pode abrir mão de absolutamente tudo, afinal, a qualidade de vida seria dramaticamente afetada, não é mesmo?

A geladeira precisa estar ligada, em várias ocasiões o ar condicionado é tratado como essencial, o computador pode ser fundamental para o trabalho ou para o estudo…

Pensando nisso, essas dicas vão poder te ajudar a gastar menos energia sem precisar abrir mão da sua qualidade de vida.

Dicas para gastar menos eletricidade

preco da energia eletrica 300x200 - Dicas para gastar menos energiaA ideia de deixar a luz acessa em cômodos vazios deve ser eliminada de uma vez por todas. Ligar a luz deve ser um hábito estritamente noturno nos cômodos em que a iluminação natural estiver disponível. Ainda falando sobre as lâmpadas, é sempre bom dar preferência para as de LED pois consomem menos e duram mais.

O modem da Internet também pode ser desligado se ninguém ficar em casa quando você sai para trabalhar.

O chuveiro, que é um vilão da conta de luz, pode ser desligado nos dias mais quentes e isso pode ser até prazeroso. Nos dias mais frios, prefira tomar banho morno: é possível na maior parte deles. Ainda sobre a hora do banho, evite deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa. Dividir o banho nestas duas etapas (ensaboar e enxaguar) faz muito bem para a conta de luz e também para a conta de água.

Pensando nos eletrodomésticos, é sempre bom verificar a eficiência da borracha de vedação da geladeira e do freezer. Se ela não estiver funcionando corretamente, os refrigeradores acabam consumindo mais energia para manter a temperatura dos alimentos.

Outra dica para gastar menos energia é evitar a prática de deixar os equipamentos ligados na tomada sem necessidade. Televisões e outros aparelhos consomem energia no modo “stand by” e normalmente é um gasto totalmente inútil.

Dicas para pagar menos eletricidade

Se você não quer gastar menos e ainda assim quer pagar menos na conta da CEMIG, a solução é produzir sua própria energia elétrica.

Isso mesmo!

Você não precisa comprar toda eletricidade da CEMIG. Com um sistema solar fotovoltaico você faz da sua empresa ou da sua casa uma mini usina de energia solar e consegue produzir 100% da eletricidade que consome pagando apenas a tarifa mínima da concessionária de energia.

Na prática, é possível produzir toda energia que você consome e, como se não bastasse a ideia de pagar menos na conta de luz, você ainda conta com diversos outros benefícios do sistema fotovoltaico.

Não sabia que era possível?

Veja aqui como funciona o solar fotovoltaico.

Está por fora das vantagens de produzir sua própria energia?

Vejamos algumas delas…

O solar fotovoltaico te livra da inflação energética

Inflação energética é a variação anual do preço da energia elétrica. Historicamente não vemos o preço da energia elétrica diminuindo. O normal é vê-la subindo de tempos em tempos.

Instalando um sistema de geração de energia em casa, você coloca uma espécie de “trava” o seu custo de energia por pelo menos vinte e cinco anos.

O solar fotovoltaico te deixa livre da CEMIG

Para residências esta afirmação pode não significar tanto, apesar de casas também se beneficiarem da liberdade de utilizar energia mesmo nos pequenos períodos de interrupção do fornecimento da CEMIG.

Para empresas, este é um enorme diferencial e em certos casos pode ser até uma vantagem competitiva.

Já parou pra pensar no tamanho do prejuízo que é quando toda uma linha de produção para por falta de eletricidade na empresa? Funcionários parados, telefone parado, Internet que não funciona…

Tudo isso pode ser evitado com a instalação do solar fotovoltaico!

baratear o processo produtivo 300x169 - Dicas para gastar menos energiaO solar fotovoltaico reduz o custo de produção da sua empresa

Este é um outro benefício que o solar fotovoltaico entrega para grandes empresas e indústrias.

Em determinados nichos, a energia elétrica pode significar uma grande parcela no custo de produção.

Nestes setores, o solar fotovoltaico constitui uma vantagem competitiva para a empresa deixando seus produtos e serviços mais aptos para disputar o mercado nacional e, por que não, internacional.

O solar fotovoltaico é um excelente investimento

Um sistema de energia fotovoltaica pode render cerca de 30% ao ano!

Se você não quer independência energética, se não se importa com o custo fixo que tem com eletricidade, se nada disso lhe importa você deve se ater a esses números: 30% ao ano de retorno do investimento.

O solar fotovoltaico valoriza o imóvel de forma imediata

Outro benefício que é nítido ao instalar um sistema de geração de energia fotovoltaica é a valorização do imóvel.

Por todos esses benefícios que citamos, o imóvel que possui este tipo de solução é consideravelmente mais caro do que um outro imóvel que não o tenha.

Pronto para pagar menos gastando quanto quiser?

Essas dicas para gastar menos energia podem fazer parte da sua rotina. É possível reduzir o consumo de eletricidade da CEMIG durante o dia pode ser zerado e a conta da CEMIG pode ficar apenas na tarifa mínima. É uma questão de escolha.

Logo GreenVolt Hor 150 - Dicas para gastar menos energiaPara saber mais sobre a aquisição do solar fotovoltaico, entre em contato conosco!

Estamos sempre disponíveis através dos telefones, do email ou aqui no centro de Betim, na Avenida das Américas na altura do número 872, ok?

Nossa equipe está sempre pronta para sanar todas as suas questões e lhe ajudar a realizar esse investimento altamente rentável.

Para saber um pouco mais do nosso histórico, vale acessar nosso perfil no Portal Solar. Temos mais de 150 projetos grandes executados, uma avaliação excelente e diversos clientes já deixaram seu depoimento sobre o nível do nosso trabalho. Não deixe de conferir!

Um abraço e até a próxima publicação!