Crise energética: como driblar o racionamento de energia?
01 set 2021

Crise energética: como driblar o racionamento de energia?4 min de leitura

Nem precisamos explicar o que é uma crise energética pois todos os meios de comunicação já o fizeram nesses últimos meses. Porém, se você não está por dentro do assunto, hoje vamos falar exatamente sobre a crise energética que se avizinha e dar algumas sugestões que governos e cidadãos podem seguir para sofrer menos com a falta de energia em 2021.

Como sempre, vamos contextualizar…

A matriz energética

matriz energetica brasileira 300x207 - Crise energética: como driblar o racionamento de energia?Escrevemos há algum tempo sobre a matriz energética e a importância de diversificá-la. Se não leu ainda, vamos a um pequeno resumo…

Matriz energética é a representação quantitativa dos recursos energéticos disponíveis no país usados para suprir a demanda nacional de energia.

Em outras palavras, matriz energética é a “soma”, ou a “união” de todas as fontes de energia que um determinado país utiliza.

Nesta publicação que citamos você viu que a matriz energética brasileira, apesar de verde em comparação com o mundo, não é diversificada e esse pode ser um dos motivos pelos quais talvez passaremos por um período difícil agora antes das chuvas de Novembro de 2021.

Por falar em crise energética, vamos à ela…

A crise energética de 2021

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos na Venezuela, ou com o próprio Brasil em 2001, nós não corremos o risco de ter apagões tão grandes e problemas de natureza tão caótica.

Estamos em um outro momento, de certa forma, mais preparados e hoje a capacidade de geração de energia do país é consideravelmente maior do que naquele ano. Além disso, hoje conseguimos transferir mais energia de uma região para outra e existem algumas alternativas que não existiam no início do século.

Contudo, essa nossa situação também não está nem perto de ser a ideal. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a produção de energia elétrica provavelmente será insuficiente para atender a demanda do país já neste mês de outubro.

Não aceitando o colapso iminente, o Brasil está importando energia da Argentina e do Uruguai, e, como se não bastasse, acionou mais usinas movidas a combustíveis fósseis para gerar o máximo possível de energia como se ignorasse o custo dessas escolhas.

energia solar 2 298x300 - Crise energética: como driblar o racionamento de energia?

Como se proteger da crise energética

Sem medo de errar, acreditamos que a melhor coisa que pode ser feita para evitar uma crise energética chama-se planejamento.

Isso vale para o país, vale para o estado, para o município e também vale para sua empresa ou para a sua residência.

QUALQUER um pode planejar seu consumo de energia enquanto cidadão, enquanto empresa ou mesmo enquanto governo.

Atualmente o consumo de energia da CEMIG pode ser quase totalmente eliminado haja vista a possibilidade de instalar um sistema fotovoltaico no próprio telhado ou em outras localizações e passar a consumir apenas a energia que você produz com sua própria usina.

Como se não bastasse, também existe a possibilidade de contratar a energia elétrica produzida por alguma fazenda solar, reduzindo assim a quantidade de eletricidade que você compra da CEMIG.

No contexto governamental, o planejamento pode contar com outras variáveis, como a contratação de novos parques eólicos que poderiam desafogar o sistema elétrico baseado nas hidrelétricas, mas tudo isso vai ficar para uma próxima publicação.

Como você deve se proteger da crise energética?

Além de se proteger da crise energética de 2021, uma sistema fotovoltaico também pode te proteger da inflação energética. E veja bem: estes são apenas alguns dos benefícios de um solar fotovoltaico.

Está esperando o quê? Clique aqui e receba uma simulação com a sua conta de luz!

Logo GreenVolt Hor 150 - Crise energética: como driblar o racionamento de energia?Ao fim você deve perceber que cada dia que você passa sem produzir energia é um dia que você está rasgando dinheiro e sendo coadjuvante de um cenário que coloca o país em uma situação cada vez mais delicada.

Para saber mais sobre a aquisição do solar fotovoltaico, entre em contato conosco!

Estamos sempre disponíveis através dos telefones, do email ou aqui no centro de Betim, na Avenida das Américas na altura do número 872, ok?

Nossa equipe está sempre pronta para sanar todas as suas questões e lhe ajudar a realizar esse investimento altamente rentável. Grande abraço e até a próxima!