Créditos energéticos
01 jan 2020

Créditos energéticos4 min de leitura

A produção da própria energia, a geração distribuída e a questão dos créditos energéticos fazem parte de um assunto relativamente novo. Apesar de já termos mais de 35000 instalações fotovoltaicas em Minas Gerais, a esmagadora maioria das pessoas ainda compra 100% da energia que consome da CEMIG – o que é uma pena pois estão desprotegidas da inflação energética.

Quem compra tudo que consome não precisa se preocupar com esse conceito de créditos de energia, mas quem já tem ou pensa em ter um solar fotovoltaico, especialmente quem pensa em instalar o sistema fotovoltaico empresarial deveria entender bem o que é crédito energético.

Entender os créditos energéticos também é importante para quem tem um solar fotovoltaico em casa, especialmente quando tem mais de uma casa com módulos fotovoltaicos.

Vamos direto ao ponto e falar dos créditos de energia?

O que são créditos energéticos?

Créditos energéticos

Créditos energéticos são unidades de crédito que você ganha ao injetar o excedente da sua energia elétrica na rede da concessionária de energia.

Grosso modo, podemos dizer que, como a CEMIG não tem como te dar o dinheiro na hora, ela cria pra você uma carteira e conforme você vai vendendo sua energia pra ela, vai acumulando créditos energéticos.

Como funciona a geração de créditos energéticos?

Em uma casa ou em uma empresa com o sistema fotovoltaico, é normal ganhar créditos energéticos durante o dia e consumi-los durante a noite.

É assim pois, durante o dia, normalmente o sistema gera mais energia elétrica do que o local consegue consumir e, por isso, o excedente acaba sendo vendido pra CEMIG.

Durante a noite, sem o funcionamento do efeito fotovoltaico nos coletores, todos os equipamentos que ficarem ligados, como geladeiras e televisores, estarão consumindo energia diretamente da CEMIG. Tendo créditos energéticos acumulados, a CEMIG ao invés de te cobrar, passa a debitar esse consumo da sua carteira de créditos.

E se eu gastar mais energia do que produzir?

É o que acontece com a maior parte das pessoas e não é ruim este cenário. Explicamos… Se você gasta mais energia elétrica do que produz, você consumirá todos os seus créditos e, no fim do mês, sua conta de energia elétrica virá cobrando apenas esta diferença entre o que você consumiu já debitados seus créditos energéticos.

Para ilustrar, se você produziu 80, e consumiu 100, sua conta da CEMIG te cobrará apenas esses 20 de diferença.

E se eu produzir mais energia do que gastar?

Neste cenário, produzindo mais energia do que consome, a gestão dos créditos se faz vantajosa.

Nesta situação você paga apenas a conta mínima da CEMIG e mantém seus créditos energéticos como saldo para debitar no consumo excedente das próximas faturas.

Gestão dos créditos energéticos

Para quem produz mais do que consome, os créditos podem ser usados em quaisquer instalações registradas sob o seu CPF ou CNPJ.

Solar fotovoltaico na empresa

Por isso, sistemas fotovoltaicos de empresas podem ser ainda mais vantajosos.

Como são sistemas maiores, mais robustos, com capacidade de produzir grandes quantidades de energia, frequentemente poderão gerar créditos energéticos excedentes que, se o titular quiser, podem ser usados na redução de outras contas de energia de sua titularidade.

Essa é uma das questões respondidas com maior frequência aqui na empresa. Não à toa está respondida na nossa série de textos onde respondemos aqui no blog as perguntas que mais recebemos.

Se quiser dar uma lida na lista de perguntas e respostas que fizemos, acesse:

Alguma dúvida com relação aos créditos energéticos

GreenVolt - Energia fotovoltaica

Em resumo: os créditos energéticos são unidades de medida usadas para determinar quanto de energia você produziu e enviou para a CEMIG.

Eles podem ser consumidos em qualquer conta de sua propriedade (sob o mesmo CPF ou CNPJ) e possuem validade de 60 meses contando a partir do mês em que foi produzido.

Esperamos ter ajudado você no entendimento dos créditos energéticos, mas entendemos que é um assunto amplo e que podemos não ter sanado a sua dúvida.

Se quiser falar com um especialista em energia fotovoltaica, fale conosco pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou mesmo através do nosso email.

Trabalhamos com energia fotovoltaica há anos e nossa equipe experiente está conseguindo se destacar no mercado Mineiro. Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, acesse nosso perfil no Portal Solar. Lá você encontra inclusive vários depoimentos de clientes que já estão lidando com seus créditos de energia diariamente.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, é sempre um prazer pra nós! A GREENVOLT fica na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, em Minas Gerais, ok?