Corrente alternada e corrente contínua
01 set 2019

Corrente Contínua e Corrente Alternada – Qual o solar fotovoltaico usa?5 min de leitura

A geração de energia elétrica a partir do sol é uma realidade cada vez mais comum na vida do brasileiro e o conceito de corrente contínua e corrente alternada permanece distante da maior parte da população.

Kits fotovoltaicos residenciais já conseguem suprir a demanda energética de uma casa, seja ela qual casa for.

Os sistemas fotovoltaicos para empresas também já conseguem fazer toda a fábrica funcionar.

São sistemas simples que se baseiam no efeito fotovoltaico: um fenômeno físico observado em meados de 1839.

Apesar de toda simplicidade, recorrentemente precisamos explicar a necessidade do inversor fotovoltaico no sistema e sempre temos que falar sobre a diferença destes dois tipos de corrente: contínua e alternada.

Você sabe o que é corrente contínua?
Sabe do que se trata corrente alternada?
Entende a diferença da corrente contínua para corrente alternada?

Hoje vamos responder essas e outras perguntas sobre estes dois conceitos de corrente elétrica: corrente contínua e corrente alternada.

Corrente elétricaA corrente elétrica

Antes de entender o que é corrente alternada e o que é corrente contínua, vamos voltar um pouco e entender a definição de corrente elétrica:

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre suas extremidades.

Em outras palavras: eletricidade é o movimento de partículas eletricamente carregadas.

Quando produzimos energia a partir do sol com sistemas fotovoltaicos, estamos produzindo eletricidade na forma de corrente contínua.

Entretanto, quase todos os nossos eletrodomésticos e tudo o mais que ligamos na tomada de nossas casas funciona somente com corrente alternada.

Eis a razão dessa publicação:

Corrente Contínua e Corrente alternada

Essas diferentes nomenclaturas distinguem duas formas de coordenar o fluxo de elétrons numa rede. Vamos ver cada uma delas…

Corrente contínua (CC)

Corrente contínuaA corrente elétrica é considerada uma corrente contínua (CC) quando o fluxo de elétrons passa pelo fio do circuito sempre num mesmo sentido.

Na prática, a corrente contínua será sempre positiva ou será sempre negativa.

Ela circula no sentido do polo positivo para o polo negativo, se considerarmos o sentido convencional da corrente, ou circula do polo negativo para o polo positivo, se considerarmos o sentido da corrente dos elétrons.

Os aparelhos eletrônicos são famosos por terem seu funcionamento baseado em corrente contínua. Para simplificar, a maior parte deles funciona com pilhas e baterias, fornecedoras deste tipo de corrente elétrica.

Corrente alternada (AC)

Corrente alternadaA corrente alternada é caracterizada pela alternância no sentido do fluxo de elétrons.

Na prática, quando se tem uma corrente alternada, num mesmo segundo os elétrons mudam de direção mais de 100 vezes.

Tal variação permite aos transformadores de uma linha de transmissão receberem a energia elétrica produzida, permitindo que esta percorra uma maior distância.

Corrente alternada por quê?

Um dos principais problemas que nos levaram ao desenvolvimento e à escolha da corrente alternada para ligar os equipamentos elétricos de uma casa ou de uma empresa é o chamado Efeito Joule, ou Efeito Térmico. Ele não nos permite transportar energia elétrica com corrente contínua por longas distâncias.

Não tendo alternância no fluxo dos elétrons, os transformadores não conseguem trabalhar com a corrente e consequentemente não conseguimos ganhar maior voltagem.

Não é à toa que o uso de pilhas e baterias (que, assim como o solar fotovoltaico, fornecem energia em corrente contínua) é comum em pequenos circuitos.

Se tivéssemos insistido na transmissão de energia a longas distâncias por meio da corrente contínua, precisaríamos de uma usina a cada dois ou três quilômetros.

Respondendo à questão do título…

A esta altura você provavelmente já sabe a resposta mas, para cumprir o protocolo, vamos lá:

A corrente que o solar fotovoltaico utiliza é a corrente alternada.

Para fazer essa conversão, nós instalamos uma peça importantíssima em todo kit fotovoltaico.

A conversão da corrente contínua para a corrente alternada

Inversor fotovoltaico

Em um sistema de energia solar fotovoltaica, a conversão da corrente contínua para corrente alternada acontece no interior de um dos componentes mais importantes do sistema: o inversor fotovoltaico.

Já falamos em outras publicações sobre alguns dos componentes principais que permitem a geração de energia elétrica a partir da luz solar. São eles:

  1. Inversor fotovoltaico;
  2. Módulo fotovoltaico;
  3. Medidor bidirecional.

Na hora de saber qual o melhor inversor para o seu sistema solar, lembre-se de duas coisas:

Dúvidas com relação à corrente contínua e corrente alternada?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

Dentre os conceitos que mais causam confusão na cabeça de quem não é do universo fotovoltaico é o conceito de corrente contínua e corrente alternada.

Lembre-se: se tiver ficado com alguma dúvida, nossa equipe está pronta para te ajudar!

Fale conosco através do (31) 3032-2816 ou mesmo pelo email.

Se preferir, estamos sempre por aqui na avenida das Américas, na altura do número 872, no Centro de Betim.

Nossa loja tem um sistema fotovoltaico de demonstração com o qual esclarecemos todas as dúvidas que você tem e aquelas que ainda podem surgir.

Aguardamos sua visita! 😉