A bateria solar nada mais é do que uma bateria com alta capacidade de armazenamento e com uma vida útil suficientemente grande para atender às expectativas de sistemas fotovoltaicos.
Uma bateria solar é algo extremamente conveniente, afinal, pode guardar várias horas de energia elétrica para locais em que a CEMIG não entrega uma boa estabilidade ou ainda para regiões mais afastadas em que a eletricidade não chega pela rede da companhia de energia elétrica.
Apesar desses pontos positivos, raras são as ocasiões em que instalamos sistemas fotovoltaicos com baterias inclusas, acredita? Para explicar o porquê, hoje vamos falar exclusivamente sobre esse componente: a bateria do solar fotovoltaico.
Vamos aprender?
A bateria solar
Como dissemos na introdução, bateria solar é o componente que pode ser usado em sistemas fotovoltaicos para armazenar a energia produzida e não consumida de imediato.
Ela pode ser uma boa solução para o usuário poder se desconectar da CEMIG conseguindo sua absoluta liberdade energética além de ter uma garantia de estabilidade no fornecimento de energia.
Apesar dessas vantagens, poucos são os casos em que as baterias são instaladas e os motivos são cristalinos: o preço e a necessidade. Explicamos a seguir…
Baterias nos sistemas fotovoltaicos
As baterias podem fazer parte de dois tipos de sistemas fotovoltaicos e vamos falar com calma sobre cada um deles.
Sistemas fotovoltaicos Off Grid
Vamos separar uma publicação para falar sobre esses sistemas mais adiante, mas nesse momento podemos entender o sistema fotovoltaico Off Grid como sendo um solar que possibilita a geração de energia totalmente independente, desligado da rede elétrica.
É como se você tivesse uma usina de geração de energia capaz de suprir 100% da sua demanda energética, tanto de dia quanto à noite.
No solar Off Grid, toda sua eletricidade é gerada por seus módulos fotovoltaicos e é armazenada em baterias para ser usada no período noturno ou em outras situações em que a produção de energia for menor do que o consumo.
Sistemas fotovoltaicos híbridos
Mais adiante falaremos especificamente sobre esse tipo de sistemas também, mas por ora, o que a gente precisa saber é que o fotovoltaico híbrido te possibilita armazenar energia em baterias e ainda assim se manter conectado à rede elétrica.
Nesse tipo de sistema, como dissemos na publicação “quando o solar fotovoltaico precisa de bateria”, você tem a possibilidade de escolher quando quer consumir a energia das baterias e quando quer consumir a energia da sua concessionária energética.
Parece um luxo dispensável, mas pode ser interessante consumir a energia da bateria solar especialmente no horário de pico da CEMIG. É uma forma de reduzir ainda mais a conta de luz.
Tipos de baterias
A bateria solar pode ser feita com diferentes componentes utilizando diferentes tecnologias.
É possível encontrar baterias de chumbo-ácido, de níquel-cádmio e também as mais modernas de íons de lítio. Vamos ver cada uma delas com calma…
Bateria Solar de Chumbo-Ácido
Também chamada de bateria estacionária, essa bateria solar utiliza tecnologia antiga, semelhante às baterias automotivas e, por isso, são seguras e confiáveis. Esse tipo de bateria pode ser usada em sistemas fotovoltaicos mas já foram testadas por décadas em carros, motos, caminhões e outros veículos, portanto, são perfeitamente válidas para esse tipo de aplicação.
Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, sua aplicação em sistemas fotovoltaicos está caindo em desuso pois os outros tipos de baterias se apresentam com preços melhores e capacidades maiores.
Bateria Solar de Níquel-Cádmio
A bateria solar de níquel pode ser recarregada muitas vezes e, assim como a de chumbo, também está sendo ultrapassada por baterias mais modernas. Possui um custo relativo elevado quando observado sua vida útil e por isso seu custo-benefício não é um dos melhores.
É muito usada em celulares e filmadoras, muito embora consiga trabalhar em sistemas fotovoltaicos de empresas e também de residências.
Bateria Solar de Lítio
A bateria solar de íons de lítio evoluiu rapidamente nesses últimos anos e tem se tornado a melhor opção para sistemas fotovoltaicos. Oferecem uma garantia excelente, são esteticamente bonitas e o seu preço são os melhores quando comparado às opções que citamos acima.
Dúvidas sobre as baterias fotovoltaicas?
Essas informações que passamos até então constituem um grande resumo das baterias usadas em sistemas fotovoltaicos.
A liberdade energética, a proteção contra o horário de pico e a estabilidade absoluta do fornecimento de energia inflação são apenas alguns dos benefícios do uso dessas baterias. De qualquer forma, é sempre bom lembrar que o investimento para instalação de baterias no sistema solar é consideravelmente mais alto.
Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no Instagram, Youtube ou Linkedin.
Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245