Tarifa mínima da CEMIG
01 fev 2020

A tarifa mínima da CEMIG5 min de leitura

A energia elétrica é um tema que influencia a vida das pessoas de várias formas. Não importa se você só utiliza eletricidade em casa ou se lida com o consumo da energia elétrica da sua empresa, a tarifa mínima é um conceito com o qual você provavelmente já se deparou.

Nesses últimos tempos, a cobrança do consumo mínimo tem voltado à pauta pois com a geração distribuída e a possibilidade de empresas e residências produzirem sua própria energia elétrica, essa tem sido a cobrança que a concessionária de energia tem enviado para muitas unidades consumidoras.

Cobrança mínima da CEMIGA cobrança da tarifa mínima

A produção de energia elétrica residencial em muitos casos pode reduzir a fatura de energia em mais de 90%. Já a produção de energia elétrica para empresas pode gerar uma redução de quase 100%.

Esses cálculos englobam o conceito de créditos energéticos, o perfil de consumo de energia da instalação e, claro, o local da instalação.

Cada empresa de energia cobra um determinado valor como tarifa mínima.

O que é e por que há uma tarifa mínima de energia?

A cobrança de uma tarifa mínima de energia elétrica é feita com base no artigo de número 98 da resolução 414 da ANEEL.

De acordo com esta resolução, a tarifa mínima é a cobrança dos custos da disponibilidade do sistema elétrico para unidades consumidoras.

Ela é cobrada porque as empresas de energia têm um custo para disponibilizar a rede e todo o aparato deles para a sua unidade consumidora.

O valor dessa cobrança mínima varia de estado para estado e também, obviamente, ao longo do tempo.

Qual o valor da tarifa mínima de energia?

O valor da tarifa mínima de energia é aplicável ao faturamento mensal de consumidor responsável por unidade consumidora e o valor também é definido na resolução que citamos acima, a de número 414 da ANEEL.

O seu artigo 98 trata do custo da disponibilidade da energia elétrica e diz o seguinte:

O tarifa mínima da CEMIG é o valor em moeda corrente equivalente a:

  • 30 kWh, se monofásico ou bifásico a 2 (dois) condutores;
  • 50 kWh, se bifásico a 3 (três) condutores;
  • 100 kWh, se trifásico.

Disponibilidade da energia elétricaO custo de disponibilidade deve ser aplicado sempre que o consumo medido ou estimado for inferior aos referidos neste artigo, não sendo a diferença resultante objeto de futura compensação.

Para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda devem ser aplicados os descontos no custo de disponibilidade, referentes ao consumo de energia elétrica definidos nesta resolução.

Para as unidades consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda Indígena ou Residencial Baixa Renda Quilombola será concedido desconto integral para os casos previstos nos incisos I e II e no caso do inciso III será cobrado o valor em moeda corrente equivalente a 50 kWh.

Essa é a base da cobrança da tarifa mínima mas este texto é muito maior e mais complexo do trecho que transcrevemos acima. Hoje em dia já foram lançados diversos programas, como o sistema de bandeiras, que podem influenciar grandemente esses valores.

Para saber mais informações sobre a cobrança da tarifa mínima em seus pormenores, acesse: Tarifas e Benefícios Tarifários​​ da CEMIG. ​

Quer pagar apenas a tarifa mínima?

Um sistema fotovoltaico pode ser a solução para você que tem pagado caro na conta da CEMIG e quer pagar somente o valor mínimo possível.

Com a quantidade correta de módulos fotovoltaicos, com o dimensionamento correto dos cabos e do sistema como um todo, a fatura que a CEMIG manda pra você pode chegar apenas com a cobrança da disponibilidade da rede e não mais com a cobrança da energia consumida.

Interessante, não é mesmo?

Passo a passo para pagar a tarifa mínima da CEMIG

Vamos te dar um passo a passo para pagar somente a tarifa mínima da CEMIG e a partir de então, não há mais como reclamar do preço da energia, da inflação energética, etc.

  1. Tire uma foto de uma conta de energia recente;
  2. Acesse esta página;
  3. Preencha os campos solicitados (Nome, Email, Telefone, Endereço);
  4. Anexe a foto da conta e clique em “ENVIAR SOLICITAÇÃO”.

Pronto! Em algumas horas entraremos em contato contigo informando o restante do caminho para que você consiga pagar somente a tarifa mínima da CEMIG aí na sua casa ou na sua empresa.

Dúvidas?

A GREENVOLT está sempre à sua disposição para auxiliar na redução da sua conta até o limite do possível, que você viu hoje que é exatamente a tarifa mínima da CEMIG.

GreenVolt - Energia fotovoltaica

Temos também um vasto conteúdo que trata especificamente sobre energia solar fotovoltaica. Dentre esse material, escrevemos três publicações para sanar as dúvidas mais frequentes de nossos clientes:

Se sua pergunta ainda não foi respondida, fale conosco pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou pelo email.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, fique à vontade! A GREENVOLT fica na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, em Minas Gerais.