Energia solar fotovoltaica
01 ago 2021

A importância da diversificação da matriz energética5 min de leitura

O setor energético entrou neste início de século com um protagonismo enorme. Muito tem se falado sobre as diferentes formas de produzir energia, seus custos, as vantagens e desvantagens de cada uma dessas alternativas. O aumento constante da tarifa também coloca o setor energético sempre em evidência, sobretudo quando falamos em inflação energética e outras interseções com o universo econômico.

Como se não bastasse, agora, em 2021, estamos na iminência de um colapso no setor por falta de planejamento e até, provavelmente, por falta de diversificação da matriz energética do país.

E é neste cenário que chegamos ao tema de hoje: a diversificação energética. Vamos falar sobre a diversificação e sobre as razões que fazem dela uma estratégia importantíssima e cada vez mais fundamental à soberania de qualquer nação que se pretende viável.

Vamos lá?

A produção de energia

Produzir eletricidade é algo essencial à vida humana contemporânea. Não existem hospitais, mercados, farmácias e nem produção de alimentos em grande escala sem energia elétrica.

Por isso, é importante pensar de forma estratégica quando falamos sobre o setor energético. Atualmente ele é tão essencial e estratégico quanto a indústria do petróleo.

Cada vez mais vemos nos noticiários a expressão “matriz energética” e para quem não está por dentro do conceito, vamos jogar luz sobre ele…

A matriz energética

A matriz energética é a representação quantitativa das fontes de energia elétrica de um determinado local.

No contexto do Brasil, podemos definir a matriz energética como sendo a representação quantitativa dos recursos energéticos disponíveis no país usados para suprir a demanda nacional de energia.

a matriz energetica do brasil 300x201 - A importância da diversificação da matriz energética

Dito isso, é fácil perceber que a matriz energética do Brasil é uma das mais renováveis do mundo já que boa parte do planeta tem sua geração de energia dependente do uso de combustíveis fósseis.

Boa parte da produção de eletricidade brasileira é proveniente da energia hidráulica, logo, a matriz elétrica do Brasil é também bastante renovável.

Apesar dessas pontos positivos que temos hoje, estamos à beira de um colapso porque não temos uma matriz energética diversificada.

E talvez você esteja se perguntando o que é uma matriz energética diversificada? Vamos lá…

Diversificação da matriz energética

A diversificação da matriz energética é a ideia de conseguir suprir sua demanda energética com diferentes fontes de energia.

Para ilustrar, imagine um país cuja matriz energética é totalmente baseada em usinas hidrelétricas. Apesar de ser considerada uma fonte de energia verde, essa utilização de apenas uma fonte não é uma boa prática, afinal, em tempos de crise hídrica, este país pode sofrer com a falta de água e também com a escassez de energia.

A importância da diversificação da matriz energética

A importância de diversificar a matriz energética reside na ideia de não guardar todos os ovos em um só recipiente.

É importante ter em mente que confiar apenas em uma fonte de energia não é seguro e passa longe de ser uma atitude inteligente.

Matriz energética mundial

A título de curiosidade, a matriz energética mundial, segundo a Empresa de Pesquisa Energética, baseia ao menos 86% na queima de materiais não renováveis, como o carvão, o petróleo e o gás natural.

matriz energetica mundial - A importância da diversificação da matriz energética

Matriz energética do Brasil

A matriz energética do Brasil é ligeiramente mais verde do que a média mundial, mas ainda dependemos muito de petróleo, carvão, gás natural e a água dos rios nas hidrelétricas.

Nos próximos meses, infelizmente, provavelmente teremos problemas com relação à geração de eletricidade dessas usinas, afinal, não é sempre que a chuva colabora e nossos governantes não parecem ter um plano muito eficiente para lidar com essas situações.

matriz energetica brasileira - A importância da diversificação da matriz energética

Solução para sua segurança energética

Absolutamente todas as casas e empresas podem contar com o sistema de produção de energia elétrica a partir do sol.

É uma maneira excelente de diversificar a matriz energética do país, afinal, sendo uma forma de produção distribuída, a matriz original continua existindo e cada casa ou empresa pode produzir sua própria energia.

Como se não bastasse, o solar fotovoltaico é uma tecnologia 100% verde e renovável. É possível abastecer todo o país com ela que seguiríamos sem danificar o meio ambiente indefinidamente!

Ele pode ser instalado em qualquer local. Se quiser saber mais sobre o processo de aquisição deste tipo de sistema, acesse: como funciona a aquisição do solar fotovoltaico.

Logo GreenVolt Hor 150 - A importância da diversificação da matriz energéticaPor não ser um sistema trivial, você pode ter alguma dúvida com relação à instalação, à aquisição ou ainda sobre a parte burocrática com a CEMIG.

Se precisar, fale conosco! Estamos sempre disponíveis através do telefone ou ainda pelo email.

Caso você seja como nós, daqueles que preferem conversar olhando nos olhos, fique à vontade para passar por aqui! Estamos na Avenida das Américas, 872, aqui no centro de Betim.

Nossa equipe está sempre pronta para sanar todas as suas questões e lhe ajudar a identificar qual a melhor solução energética para que você e tornar sua casa ou empresa imune à insegurança energética sobre a qual vive a maior parte da população.