A energia solar residencial vale a pena?
03 jun 2019

A energia solar residencial vale a pena?6 min de leitura

A cada dia que passa, mais pessoas se questionam se comprar um sistema de energia solar residencial vale a pena mesmo. A questão surge por vários motivos e a resposta definitiva parece ser uma só: aquele cruel “depende”.

É isso mesmo! Para saber se compensa adquirir um sistema de energia solar residencial é preciso levar em consideração uma série de fatores e a ideia da publicação de hoje é exatamente esta.

Vamos te mostrar o que você precisa saber para decidir se realmente compensar ter um sistema de aproveitamento da energia solar na sua casa.

Definindo “energia solar residencial”

formas de aproveitar a energia solar residencial 300x236 - A energia solar residencial vale a pena?A primeira coisa que precisamos fazer é uma distinção conceitual.

Existem diferentes tipos de sistemas que podem ser considerados “de energia solar residencial”.

Hoje em dia utiliza-se sistemas específicos para aquecer a água de chuveiros e torneiras utilizando a luz do sol. São os chamados Sistemas de Aquecimento Solar Residencial.

Existem também, sistemas baseados no efeito fotovoltaico, que utilizam a luz solar para produzir energia elétrica e, com ela, você pode aquecer a água do chuveiro mas também as luzes, o aquecimento da piscina, o ar condicionado, etc. Estes são chamados de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica.

Aqui na GREENVOLT nós trabalhamos apenas com este segundo conjunto, que é capaz de gerar eletricidade quando submetido à luz solar.

Por isso, a pergunta que podemos te ajudar a responder é a seguinte…

energia solar fotovoltaica 300x225 - A energia solar residencial vale a pena?Energia solar fotovoltaica residencial vale a pena?

Apesar de toda subjetividade da pergunta e das questões que envolvem investimentos desta natureza, o que vem à mente quando nos deparamos com essa pergunta são os seguintes pontos:

  • A disponibilidade de sol;
  • O preço da energia elétrica;
  • A forma de pagamento do sistema.

A disponibilidade solar

Na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica nossa sede, o sol é a regra. Tem ano que chove um pouco mais, que o tempo fica fechado por um período mais longo mas, via de regra, a incidência solar é absurdamente alta.

E esta nossa percepção corrobora os dados do CRESESB – Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de S. Brito, que demonstra que, todo ano, Betim recebe aproximadamente 5,1 kWh por m² por dia de sol.

Isso é válido também em nível global, afinal de contas, ainda de acordo com o CRESESB, o planeta recebe todos os anos algo em torno de 1,5 x 1018 kWh de energia . É uma quantidade de energia tão colossal que, para termos uma ideia, corresponde a 10000 vezes o consumo de energia de toda a humanidade neste mesmo período.

Se existe tanta energia chegando gratuitamente, por que não aproveitar?

Quando pensamos na disponibilidade da radiação solar, a instalação de um sistema fotovoltaico parece absolutamente vantajosa!

O preço da energia elétrica

preco da energia eletrica 300x200 - A energia solar residencial vale a pena?Historicamente, o preço cobrado pela CEMIG, e por outras companhias energéticas brasileiras, pelo fornecimento da eletricidade que chega pra gente não reduz.

A tendência do preço da energia é subir!

Não é pessimismo. É análise da nossa história recente!

Como se não bastasse, com todas as alterações climáticas que vemos, a escassez de água é cada vez mais dramática e isso tende a empurrar o preço da eletricidade brasileira para patamares ainda mais altos, uma vez que nossa matriz é basicamente composta por geração hidrelétrica.

Irônico é que os cientistas afirmam que estas alteração climáticas que vemos são causadas inclusive pela falta de incentivo em alternativas energéticas mais limpas e renováveis. Que coisa, não?

Então quando pensamos no preço da energia, investir em um sistema de produção da sua própria energia definitivamente vale a pena!

As condições atuais de financiamento do sistema fotovoltaico

financiamento do sistema fotovoltaico 300x200 - A energia solar residencial vale a pena?Há algum tempo atrás, muita gente se via impedido de instalar um sistema para gerar energia elétrica em casa pois o valor do investimento inicial era muito alto.

Hoje em dia, a conjuntura é outra. Pelo menos aqui na GREENVOLT nós conseguimos fazer com que o cliente pague o sistema com aquilo que ele economiza na conta de energia depois de ter o sistema já produzindo energia em casa.

Já imaginou? É como pagar a parcela do carro com a economia que se faz com as passagens de ônibus!

Pensando nas possibilidades de financiamento, o sistema de energia solar fotovoltaica residencial vale muito a pena!

Outras considerações

É claro que, além destes três pontos, ainda podemos considerar a ideia de estar contribuindo com a sustentabilidade uma vez que o sistema fotovoltaico é uma forma de geração de energia absolutamente limpo e não degrada o meio ambiente.

Como se não bastasse, ao instalar na sua casa uma mini fábrica de eletricidade, você estará valorizando seu imóvel e o tornando mais confiável, já que quando houver queda na energia, todo o bairro poderá ficar no escuro e a sua casa ainda assim estará com tudo funcionando.

Uma outra comparação válida para fazer na hora de decidir de vale a pena comprar um sistema de energia solar fotovoltaica para sua casa é com o retorno do investimento do valor em outro tipo de aplicação.

Aplicando o valor do sistema fotovoltaico residencial no Tesouro Direto, por exemplo, você tem um rendimento absurdamente maior, conforme mostramos no gráfico a seguir.sistema fotovoltaico e outros investimentos - A energia solar residencial vale a pena?

E então, a energia solar residencial vale a pena?

Nós esperamos que agora você já tenha condições de responde à questão do título: “a energia solar residencial vale a pena?“.

Conforme dissemos no início, depende…

  • Se você acredita que o sol não vai desaparecer subitamente;
  • Se você acredita que o preço da energia elétrica não deve diminuir nos próximos anos;
  • Se você acredita que é melhor pagar por um sistema de geração de energia próprio do que pagar pela energia da CEMIG;
  • Se você acredita que o valor do seu imóvel está intimamente relacionado com a tecnologia e a qualidade do que há nele;
  • Se você acredita que produzindo sua eletricidade está mais independente da CEMIG e numa residência mais confiável.

Se responder “sim” para estas questões, sim, para você provavelmente vale a pena ter um sistema para aproveitar energia solar na sua casa.

Para saber como funciona esta produção de eletricidade residencial, acesse o link:

Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! A GREENVOLT está sempre à sua disposição para sanar dúvidas e te ajudar no que for preciso.

Se depender de nós, você não vai passa mais nenhum minuto sequer sem energia. Nem depois das mais fortes tempestades!

Se quiser passar aqui para conhecer o sistema, estamos na Avenida das Américas, na altura do número 872, aqui no centro de Betim, Minas Gerais. Vem falar com a gente!