A cada dia que passa, mais pessoas se questionam se comprar um sistema de energia solar residencial vale a pena mesmo. A questão surge por vários motivos e a resposta definitiva parece ser uma só: aquele cruel “depende”.
É isso mesmo! Para saber se compensa adquirir um sistema de energia solar residencial é preciso levar em consideração uma série de fatores e a ideia da publicação de hoje é exatamente esta.
Vamos te mostrar o que você precisa saber para decidir se realmente compensar ter um sistema de aproveitamento da energia solar na sua casa.
Definindo “energia solar residencial”
A primeira coisa que precisamos fazer é uma distinção conceitual.
Existem diferentes tipos de sistemas que podem ser considerados “de energia solar residencial”.
Hoje em dia utiliza-se sistemas específicos para aquecer a água de chuveiros e torneiras utilizando a luz do sol. São os chamados Sistemas de Aquecimento Solar Residencial.
Existem também, sistemas baseados no efeito fotovoltaico, que utilizam a luz solar para produzir energia elétrica e, com ela, você pode aquecer a água do chuveiro mas também as luzes, o aquecimento da piscina, o ar condicionado, etc. Estes são chamados de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica.
Aqui na GREENVOLT nós trabalhamos apenas com este segundo conjunto, que é capaz de gerar eletricidade quando submetido à luz solar.
Por isso, a pergunta que podemos te ajudar a responder é a seguinte…
Energia solar fotovoltaica residencial vale a pena?
Apesar de toda subjetividade da pergunta e das questões que envolvem investimentos desta natureza, o que vem à mente quando nos deparamos com essa pergunta são os seguintes pontos:
- A disponibilidade de sol;
- O preço da energia elétrica;
- A forma de pagamento do sistema.
A disponibilidade solar
Na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica nossa sede, o sol é a regra. Tem ano que chove um pouco mais, que o tempo fica fechado por um período mais longo mas, via de regra, a incidência solar é absurdamente alta.
E esta nossa percepção corrobora os dados do CRESESB – Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de S. Brito, que demonstra que, todo ano, Betim recebe aproximadamente 5,1 kWh por m² por dia de sol.
Isso é válido também em nível global, afinal de contas, ainda de acordo com o CRESESB, o planeta recebe todos os anos algo em torno de 1,5 x 1018 kWh de energia . É uma quantidade de energia tão colossal que, para termos uma ideia, corresponde a 10000 vezes o consumo de energia de toda a humanidade neste mesmo período.
Se existe tanta energia chegando gratuitamente, por que não aproveitar?
Quando pensamos na disponibilidade da radiação solar, a instalação de um sistema fotovoltaico parece absolutamente vantajosa!
O preço da energia elétrica
Historicamente, o preço cobrado pela CEMIG, e por outras companhias energéticas brasileiras, pelo fornecimento da eletricidade que chega pra gente não reduz.
A tendência do preço da energia é subir!
Não é pessimismo. É análise da nossa história recente!
Como se não bastasse, com todas as alterações climáticas que vemos, a escassez de água é cada vez mais dramática e isso tende a empurrar o preço da eletricidade brasileira para patamares ainda mais altos, uma vez que nossa matriz é basicamente composta por geração hidrelétrica.
Irônico é que os cientistas afirmam que estas alteração climáticas que vemos são causadas inclusive pela falta de incentivo em alternativas energéticas mais limpas e renováveis. Que coisa, não?
Então quando pensamos no preço da energia, investir em um sistema de produção da sua própria energia definitivamente vale a pena!
As condições atuais de financiamento do sistema fotovoltaico
Há algum tempo atrás, muita gente se via impedido de instalar um sistema para gerar energia elétrica em casa pois o valor do investimento inicial era muito alto.
Hoje em dia, a conjuntura é outra. Pelo menos aqui na GREENVOLT nós conseguimos fazer com que o cliente pague o sistema com aquilo que ele economiza na conta de energia depois de ter o sistema já produzindo energia em casa.
Já imaginou? É como pagar a parcela do carro com a economia que se faz com as passagens de ônibus!
Pensando nas possibilidades de financiamento, o sistema de energia solar fotovoltaica residencial vale muito a pena!
Outras considerações
É claro que, além destes três pontos, ainda podemos considerar a ideia de estar contribuindo com a sustentabilidade uma vez que o sistema fotovoltaico é uma forma de geração de energia absolutamente limpo e não degrada o meio ambiente.
Como se não bastasse, ao instalar na sua casa uma mini fábrica de eletricidade, você estará valorizando seu imóvel e o tornando mais confiável, já que quando houver queda na energia, todo o bairro poderá ficar no escuro e a sua casa ainda assim estará com tudo funcionando.
Uma outra comparação válida para fazer na hora de decidir de vale a pena comprar um sistema de energia solar fotovoltaica para sua casa é com o retorno do investimento do valor em outro tipo de aplicação.
Aplicando o valor do sistema fotovoltaico residencial no Tesouro Direto, por exemplo, você tem um rendimento absurdamente maior, conforme mostramos no gráfico a seguir.
E então, a energia solar residencial vale a pena?
Nós esperamos que agora você já tenha condições de responde à questão do título: “a energia solar residencial vale a pena?“.
Conforme dissemos no início, depende…
- Se você acredita que o sol não vai desaparecer subitamente;
- Se você acredita que o preço da energia elétrica não deve diminuir nos próximos anos;
- Se você acredita que é melhor pagar por um sistema de geração de energia próprio do que pagar pela energia da CEMIG;
- Se você acredita que o valor do seu imóvel está intimamente relacionado com a tecnologia e a qualidade do que há nele;
- Se você acredita que produzindo sua eletricidade está mais independente da CEMIG e numa residência mais confiável.
Se responder “sim” para estas questões, sim, para você provavelmente vale a pena ter um sistema para aproveitar energia solar na sua casa.
Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no Instagram, Youtube ou Linkedin.
Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245