A energia fotovoltaica para residências
01 jul 2019

A energia fotovoltaica para residências5 min de leitura

O número de casas com energia fotovoltaica cresceu muito nos últimos anos.

Assim como aconteceu com os sistemas de aquecimento solar, usados para aquecer a água das casas, a população percebeu que produzir a energia elétrica que a residência consome é muito mais barato e eficiente do que reduzir o tempo dos banho ou o tempo de uso dos eletroeletrônicos.

Independentemente da capacidade de geração de eletricidade da sua casa, deve-se reduzir sempre, no limite do possível, a quantidade de energia que consumimos. Acreditamos que, pagando ou produzindo, a energia elétrica deve ser usada com consciência.

Mas vamos direto ao ponto da publicação de hoje… Vamos falar sobre sistema de energia fotovoltaica para residências.

Como funciona um solar fotovoltaico residencial?
Como é feita a instalação do sistema fotovoltaico em residências?

Vamos ver estas e outras questões agora mesmo!

Energia fotovoltaica

Vamos começar bem do início e contextualizar para aqueles que não estão por dentro do que se trata este tipo de sistema.

Um sistema de energia fotovoltaica é aquele instalado com o objetivo de captar os raios solares e transformar em energia elétrica.

Ele basicamente transforma a luz do sol em eletricidade!

modulo fotovoltaico 300x152 - A energia fotovoltaica para residênciasPara fazer essa mágica, o sistema conta com os módulos fotovoltaicos, que você provavelmente já viu nos telhados de casas e empresas, e alguns poucos componentes.

Um módulo fotovoltaico é uma placa, uma espécie de coletor dos raios solares, cuja unidade básica de construção é a célula fotovoltaica.

São as células fotovoltaicas que de fato convertem a luz solar em eletricidade valendo-se do conhecido efeito fotovoltaico.

Falamos um pouco sobre o funcionamento dos módulos na seguinte publicação: O funcionamento da energia fotovoltaica.

Energia fotovoltaica para residências

energia solar fotovoltaica em betim 300x225 - A energia fotovoltaica para residências

A instalação deste tipo de sistema em residências também está cada dia mais comum e isso pode ser explicado por uma série de motivos:

  • as casas consomem cada vez mais energia com seus vários chuveiros, sistemas de ar condicionado, etc;
  • a energia elétrica está cada dia mais cara;
  • o custo do sistema fotovoltaico está bem menor do que há algum tempo;
  • a aquisição e instalação deste tipo de equipamento passou a se pagar apenas com a economia que ele gera.

Por estas razões, os sistemas residenciais de energia fotovoltaica estão cada vez mais no cotidiano de pessoas comuns, afinal, não é preciso ser um expert em finanças para entender que a economia é vantajosa.

Também não é preciso ser bem relacionado para conseguir fazer a ligação do seu sistema à rede da CEMIG. Hoje em dia existem empresas especializadas em energia fotovoltaica que fazem tudo, do início ao fim, e você pode apenas aguardar para, ao final, aproveitar a eletricidade que a sua própria casa é capaz de produzir.

Como funciona um solar fotovoltaico residencial?

O solar fotovoltaico residencial funciona da mesma maneira que os sistemas instalados em instalações comerciais ou industriais.

O coletor capta a luz do sol, converte em eletricidade, a faz passar pelo inversor para que tenhamos a energia em Corrente Alternada e então envia a energia para onde ela estiver sendo utilizada na casa.

Caso a residência, neste exato momento, não estiver consumindo energia elétrica, esta eletricidade produzida é direcionada para a rede da CEMIG, através do medidor bidirecional, para que mais tarde ela possa ser consumida.

Como é feita a instalação do sistema fotovoltaico em residências?

A instalação deste tipo de sistema em residências também é exatamente igual às instalações feitas em comércios ou indústrias.

Cada etapa do processo possui uma série de itens a serem cumpridos. A bem da didática, suprimimos uma série destes itens e vários pontos burocráticos mas, grosso modo, a instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais pode ser descrita da seguinte forma:

  1. Posicionar os módulos no telhado ou em alguma outra estrutura que esteja constantemente sob o sol;
  2. Instalar o inversor fotovoltaico, que faz a conversão da Corrente Contínua para Corrente Alternada;
  3. Trocar o padrão comum da CEMIG por um que tenha o medidor bidirecional.

Pronto! A casa já pode consumir a eletricidade que ela mesmo produz!
como funciona 3em1 mobile - A energia fotovoltaica para residências

Como colocar o solar fotovoltaico na minha casa

A instalação do sistema de energia fotovoltaica para residências demanda um projeto e, para isso, um profissional capacitado se faz obrigatório.

A CEMIG precisa homologar o projeto uma vez que, ao produzir energia, o que exceder seu consumo será enviado para a rede elétrica, como se você estivesse vendendo a eletricidade recém produzida.

Logo Green Volt 240 - A energia fotovoltaica para residênciasPara que você não tenha que se preocupar com o passo a passo para ter o solar fotovoltaico residencial funcionando, fale com a GREENVOLT.

Trabalhamos com elaboração de projetos e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica residencial há muitos anos e estamos perfeitamente familiarizados com todo o protocolo a ser seguido.

Ao contrário do que muita gente pensa, o financiamento do sistema normalmente pode ser pago com a economia que ele mesmo propicia.

Está esperando o quê?

Fale conosco através dos nossos telefones, (31)3032-2816 e (31)99988-2771, ou passe por aqui. Nossa sede está na Avenida das Américas, no número 872, no centro de Betim.

Se preferir ir direto ao ponto e ter uma proposta dimensionada especificamente para as suas necessidades de geração de energia, solicite sua proposta aqui.