A eficiência da célula solar
01 nov 2019

A eficiência das células fotovoltaicas4 min de leitura

A eficiência das células fotovoltaicas desenvolvidas atualmente está muito à frente das primeiras que foram produzidas.

Não é pra menos, afinal, as primeiras células fotovoltaicas remontam ao século XIX!

Para se ter uma ideia, em meados de 1840, na época da observação do efeito fotovoltaico, as células tinham uma eficiência de cerca de 1%.

1% apenas!

Nos dias de hoje, a produção de energia elétrica a partir da luz solar já é uma atividade incrivelmente lucrativa.

Tudo que consome energia na sua empresa pode ser alimentado com a eletricidade gerada a partir dos módulos fotovoltaicos.

E esse mundo de possibilidades e economia não fica restrito apenas às empresas. Casas, apartamentos, residências em geral e qualquer tipo de instalação pode se beneficiar com um sistema fotovoltaico de geração distribuída.

Mas vamos voltar ao assunto da publicação de hoje: a eficiência das células fotovoltaicas.

As células fotovoltaicasAs células fotovoltaicas

Para falar dessa evolução tecnológica, vamos entender o que são as células fotovoltaicas, como elas são construídas e principalmente como é medida sua eficiência.

A célula fotovoltaica é um componente que converte a energia da luz solar em eletricidade. Ela faz isso devido ao efeito fotovoltaico.

Também conhecida como célula solar, a célula fotovoltaica é usada tradicionalmente em grupos de 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série. Nestas configurações elas formam o que chamamos de módulos fotovoltaicos.

É à eletricidade produzida por esses módulos (que quando juntos e instalados, são chamados de painéis fotovoltaicos) que damos o nome de energia solar fotovoltaica.

A eficiência das células fotovoltaicas

A eficiência é um conceito complicado para a maior parte das pessoas. Já vimos até concorrentes engasgando ao tentar explicar o que é a eficiência de um sistema fotovoltaico.

Quando se trata das células fotovoltaicas, podemos definir sua eficiência da seguinte maneira:

A eficiência nos diz quanto da energia solar a célula fotovoltaica consegue transformar em energia elétrica.

O mesmo conceito se aplica aos módulos, que são feitos com as células e, consequentemente, aos painéis que são formados com os módulos fotovoltaicos.

Se no início dessa jornada as células tinham apenas 1% de eficiência, imagine a área necessária para produzir energia elétrica necessária para acender uma lâmpada.

Vale dizer que, até pouco tempo atrás, as lâmpadas eram todas incandescentes, logo, consumiam muita energia elétrica e, por isso, o problema a ser resolvido era ainda maior.

As células fotovoltaicasAs diferentes células fotovoltaicas

A eficiência das células fotovoltaicas varia de acordo com a tecnologia da época mas muda também de acordo com o material utilizado em sua fabricação.

A célula solar hoje pode ser feita com diversos materiais sendo os principais estes listados a seguir:

  • Células de silício cristalino
  • Célula de silício monocristalino (mono-Si)
  • Célula de silício policristalino (multi-Si)
  • Célula fotovoltaica de filme fino (Thin-Film)
  • Célula fotovoltaica de heterojunção (HJT)

A eficiência das células atuais

Como você pôde ver, atualmente as células fotovoltaicas são completamente diferentes.

Elas são feitas de materiais diferenciados e de formas diferentes.

Com todas essas alterações, as células fotovoltaicas de hoje atingiram uma eficiência de aproximadamente 20%.

Na realidade, já é possível produzir uma célula solar com mais de 45% de eficiência. O problema é que são gastas fortunas com materiais finos e super raros para construir uma única célula com esta eficiência.

Por isso, como trabalhamos com energia fotovoltaica em Minas Gerais, tratamos sempre do que é possível para nós, para o mercado de geração de energia.

No mercado, quando encontramos uma célula com mais de 18% de eficiência já temos a garantia de um excelente material.

Na média, as células fotovoltaicas apresentam uma eficiência de cerca de 16%.

Abaixo de 15% são células fotovoltaicas que nós não recomendamos, afinal, são capazes de transformar em eletricidade apenas um pouco da energia solar que recebem.

Dúvidas com relação à eficiência da célula fotovoltaica?

GreenVolt - Energia fotovoltaica

A eficiência da célula solar é um assunto que gera muita polêmica, especialmente depois que o brasileiro aprendeu a importar materiais feitos na China.

É preciso estar atento à capacidade da célula fotovoltaica de produzir energia elétrica, afinal, é este equipamento que será responsável por todos os benefícios da energia fotovoltaica instalada na sua empresa ou na sua residência.

Se você tiver alguma dúvida com relação a este tema, fale conosco! Temos um time sempre pronto para receber sua ligação e sanar todas as suas questões. Você pode entrar em contato pelo telefone – (31) 3032-2816 – ou mesmo através do nosso email.

Temos também uma série recém publicada que trata das dúvidas mais frequentes com relação ao solar fotovoltaico. Se quiser dar uma lida, seguem os textos:

Se preferir, faça-nos uma visita! Estamos na Avenida das Américas, nº 872, no Centro de Betim, sempre de portas abertas!