No mundo dos investimentos, tomar decisões informadas é mais do que uma habilidade – é uma necessidade. Além disso, algumas métricas são essenciais para análise do investimento, sendo o LCOE, Custo Nivelado de Energia, a métrica que iremos destacar neste post.
As métricas mais comuns são
✅Payback – Em quanto tempo seu investimento se paga com base apenas nos ganhos que proporciona.
✅VPL – Valor presente líquido
✅ROI – Retorno do Investimento
Por outro lado, quando se trata de investimentos em infraestrutura de geração de energia elétrica surge uma quarta métrica chamada LCOE.
LCOE
Para calcular o LCOE, divide-se o total dos custos ao longo da vida útil de uma instalação de geração de energia pelo total da energia produzida ao longo de sua vida útil.
Em outras palavras, a fórmula é geralmente expressa como:
LCOE = Custos Totais/(Energia Total Produzida).
Sendo que os Custos Totais incluem:
✅ Custos de capital (CapEx): O investimento inicial para construir a instalação.
✅Custos operacionais (OpEx): Manutenção, combustível (se aplicável), operação e despesas administrativas durante a vida útil da instalação.
Assim, Energia Total Produzida é a quantidade total de energia que a instalação espera produzir durante sua vida operacional, geralmente medida em megawatt-hora (MWh).
Ou seja, o Custo Nivelado de Energia (LCOE) permite a comparação direta dos custos de diferentes tecnologias de geração de energia (solar, eólica, nuclear, carvão, etc.) em uma base de custo por unidade de energia.
Portanto, esse dado simplifica a compreensão, comparação e auxilia tomadores de decisão a entenderem qual tecnologia de geração de energia oferece o menor custo, facilitando a alocação de recursos para as opções mais econômicas e eficientes.
A GreenVolt possui um time preparado para atender e conduzir o seu investimento em Energia Solar levando em conta todos as análises necessárias para maximizar o seu ROI e Eficiência do projeto.
Fale conosco através do 31 99441 – 3245.