Hoje em dia todo mundo já sabe o que é energia solar fotovoltaica. Está tão em alta que não faltam matérias em revistas e em canais de televisão mostrando várias de suas aplicações em diversos locais no planeta.
Aqui no Brasil, um determinado setor da economia está aproveitando como ninguém as vantagens dos sistemas de energia solar fotovoltaica: as empresas e indústrias.
A redução da conta de energia em empresas e indústrias é um dos benefícios que os empresários preferem, até porque, não se coloca uma indústria para funcionar sem consumir grandes quantidades de energia elétrica.
Solar fotovoltaico para empresas e indústrias
Empresas de médio e de grande porte estão investindo na instalação de sistemas fotovoltaicos para geração da própria energia elétrica e os motivos que justificam este movimento são vários:
- Redução dos custos do processo produtivo;
- Independência energética;
- Excelente retorno do investimento;
- Farta disponibilidade de área para instalação do solar;
- Valorização da infraestrutura.
A redução da conta de energia em empresas e indústrias
A maior parte das indústrias brasileiras consumem muita energia elétrica. Não existe um processo produtivo grande sem o um grande consumo de eletricidade.
Geralmente são máquinas que trabalham em redes de 380 volts, com grandes correntes e o consumo é inevitavelmente grande.
O consumo energético recebe ainda mais atenção em certos tipos de indústria onde ele representa uma grande parcela do custo da produção.
Na prática, isso significa que o preço do produto ou serviço prestado será maior e, em última análise, ele será pouco competitivo.
Solar fotovoltaico como forma de independência energética
A eletricidade é tão vital quanto a própria água para a humanidade. Toda e qualquer empresa depende da energia elétrica para funcionar.
Ficar sem energia elétrica não é algo tão raro no período mais chuvoso do ano e sem eletricidade, a conexão com a Internet não funciona na empresa. Sem eletricidade, vários aparelhos telefônicos também provavelmente deixarão de funcionar. Sem eletricidade nem o interfone toca!
Pensando nisso, os empresários têm visto os sistemas de geração de energia fotovoltaica como uma solução interessantíssima, afinal, cada minuto sem energia elétrica numa cadeia de produção pode significar milhares ou mesmo milhões de reais de prejuízo.
Solar fotovoltaico como investimento
Há quem não se preocupe com a eletricidade em si. Existe empresário que está bem com a energia da CEMIG, não se entusiasma com a ideia de reduzir os custos do funcionamento da empresa através da produção de energia.
Entretanto, esse mesmo empresário provavelmente está investindo seu dinheiro na empresa para obter retorno dentro de algum tempo.
Se de um lado você tem o rendimento da poupança girando em torno de 6% ao ano, o retorno do investimento na compra de um sistema fotovoltaico gira em torno de 30% ao ano!
Isso mesmo! 30% de rendimento ao ano!
Isso significa que se o custo do seu solar fotovoltaico ficar em torno de R$60000, você provavelmente economizará mais de R$20000 por ano. Não existe um investimento melhor com tanta segurança!
Solar fotovoltaico em todo o galpão da empresa
Grandes empresas normalmente possuem grandes áreas disponíveis e, aliado a estes outros motivos que citamos, o empresário tem “a faca e o queijo na mão”.
A criatividade já não se faz necessária quando o local da instalação é repleto de telhado livre para receber os módulos solares.
Sem precisar da criatividade, os módulos podem ficar no telhado do galpão. Mas se quiser aproveitar ainda mais o sistema fotovoltaico, pode-se utilizar os módulos como cobertura para o estacionamento da empresa.
Assim você produz energia, reduz os custos da produção, investe de forma inteligente e com retorno certo e, como se não bastasse, ainda oferece um estacionamento coberto para o seus colaboradores.
O solar fotovoltaico valoriza instantaneamente o imóvel
Se a pintura do local pode melhorar o aspecto visual e incrementar o valor de venda do local dentro de alguns dias, o solar faz isso em fração de segundos.
Somente por ter a capacidade de produzir a própria energia o imóvel já se valoriza diante dos olhos do comprador. Quer saber o porquê?
Ora! Por tudo isso que descrevemos acima! É um imóvel mais independente, que funciona mesmo sem energia da CEMIG, que possibilita uma economia mensal no gasto com a energia elétrica, que possui um enorme estacionamento coberto, etc.
Que tipo de empresa pode ter o solar fotovoltaico?
Absolutamente todas as empresas podem contar com o sistema de produção de energia elétrica a partir do sol.
O solar fotovoltaico pode ser instalado em qualquer local. Se quiser saber mais sobre o processo de aquisição deste tipo de sistema, acesse: Como funciona a aquisição do solar fotovoltaico.
Por não ser um sistema trivial, você pode ter alguma dúvida com relação à instalação, à aquisição ou ainda sobre a parte burocrática com a CEMIG.
Para conferir mais matérias sobre Energia Solar e assuntos semelhantes, nos acompanhe no Instagram, Youtube ou Linkedin.
Fale diretamente conosco através do 31 99441 – 3245